[Sem título]
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 08/07/2025
Platão - conhecido filósofo da Antiguidade clássica - afirmava em seu livro "A República" que a educação é o pilar para uma sociedade justa e igualitária. Os livros são uma peça fundamental na busca por essa sociedade, já que são importantes ferramentas para a promover a educação e a cidadania. Isso se evidencia não só pela maior transmissão de informações de qualidade, mas também pelo incentivo à busca de conteúdos que ampliem o conhecimento.
Primeiramente, verifica-se que a leitura possibilita a maior obtenção de informações. O filme "A Menina que Roubava Livros" demonstra a luta de uma menina que, mesmo em meio a uma guerra, buscava a leitura para obter conhecimento. Na realidade, os livros possuem a mesma função de trazer ciência ao indivíduo. São, portanto, essenciais e indispensáveis para que, assim como a menina, uma população esteja informada e com o conhecimento necessário para lidar com situações cotidianas ou atípicas. (Reestruture e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Nota-se, ademais, que a leitura promove o estímulo ao conhecer e ao saber. O filme "O Show de Truman" mostra um homem completamente alienado, mas que deseja ir além do que lhe mostram. Na realidade não é diferente, o ato de ler instiga o ser humano a pensar e saber cada vez mais, ajuda a sair da alienação e conhecer os direitos e deveres do cidadão na sociedade. Configura-se, portanto, inadmissível que o acesso a leitura seja negado à população. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, pode-se afirmar que os livros são de fundamental importância para a obtenção de informação e desenvolvimento do conhecimento humano. Nesse sentido, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com influenciadores, promover campanhas de incentivo à busca de conhecimento através dos livros, as quais devem contar com professores e especialista na área da leitura, por meio das redes sociais, a fim de conquistar um país, o qual a sua população possui conhecimento e busca a diminuição de mezelas sociais. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 920 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
