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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 08/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
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Platão - conhecido filósofo da Antiguidade clássica - afirmava em seu livro "A República" que a educação é o pilar para uma sociedade justa e igualitária. Os livros são uma peça fundamental na busca por essa sociedade, já que são importantes ferramentas para a promover a educação e a cidadania. Isso se evidencia não só pela maior transmissão de informações de qualidade, mas também pelo incentivo à busca de conteúdos que ampliem o conhecimento.

Primeiramente, verifica-se que a leitura possibilita a maior obtenção de informações. O filme "A Menina que Roubava Livros" demonstra a luta de uma menina que, mesmo em meio a uma guerra, buscava a leitura para obter conhecimento. Na realidade, os livros possuem a mesma função de trazer ciência ao indivíduo. São, portanto, essenciais e indispensáveis para que, assim como a menina, uma população esteja informada e com o conhecimento necessário para lidar com situações cotidianas ou atípicas. (Reestruture e explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Nota-se, ademais, que a leitura promove o estímulo ao conhecer e ao saber. O filme "O Show de Truman" mostra um homem completamente alienado, mas que deseja ir além do que lhe mostram. Na realidade não é diferente, o ato de ler instiga o ser humano a pensar e saber cada vez mais, ajuda a sair da alienação e conhecer os direitos e deveres do cidadão na sociedade. Configura-se, portanto, inadmissível que o acesso a leitura seja negado à população. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Em suma, pode-se afirmar que os livros são de fundamental importância para a obtenção de informação e desenvolvimento do conhecimento humano. Nesse sentido, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com influenciadores, promover campanhas de incentivo à busca de conhecimento através dos livros, as quais devem contar com professores e especialista na área da leitura, por meio das redes sociais, a fim de conquistar um país, o qual a sua população possui conhecimento e busca a diminuição de mezelas sociais. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200