Leitura:Ferramenta de cidadania

A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 08/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como demonstrado nos textos motivadores, no art. 227 da Constituição Federal , é dever da família, sociedade e Estado garantir o direito à cultura e educação. Mas nem sempre é possível, tendo em vista que muitas famílias não têm espaço na renda mensal e a falta de estrutura na educação brasileira. (Melhore a contextualização do tema)

A leitura é um elemento importante na construção de um cidadão consciente. Mas grande parte das escolas públicas brasileiras contam com salas de leitura pouco estruturadas ou não dispõem das mesmas, o que colabora para uma educação e acesso à cultura defasados. (Explore mais a discussão. Apresente dados)

Outro problema é a tecnologia, pois muitos jovens vidrados em jogos eletrônicos ou nas redes sociais não criam o interesse na leitura, isso também prejudica na sua formação cidadã, ficando ele alienados aos problemas sociais. (Parágrafo frasal. Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Para mudar essa situação, escolas devem criar atividades de incentivo à leitura, poder público realizar mais investimentos nessa área, visando a inclusão dos mais vulneráveis nos problemas do país e fortalecendo sua cidadania. (Não apresentou a proposta propriamente dita. Parágrafo frasal)

Dados correção tradicional

Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Evite uma abordagem limitada. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     520
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200