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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 08/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
NÃO SOLICITADO
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Segundo Antônio Lobo Antunes, escritor português, "um povo que não lê, é um povo escravo". Logo, entende-se que quando o indivíduo não costuma ler, torna-se alvo fácil de manipulação. Nesse pensamento, compreende-se o quão é importante a leitura para a formação do cidadão brasileiro, já que para que ele seja um cidadão que tem direitos e deveres, precisa entender o que ocorre na sua sociedade, conheci- mento que é adquirido, principalmente, pela leitura (Melhore a construção de sentido). Essa circunstância é ocasionada pela formação socioeducacional e mantida pela inoperância estatal no que se refere ao imbróglio.

Sob essa ótica, nota-se a construção socioeducacional como uma das causas. Nessa conjuntura, o escritor brasileiro Paulo Freire afirma: "Se a educação sozinha não transforma a sociedade sem ela tampouco a sociedade muda". Com isso, é perceptível a importância da educação, nesse caso da leitura, na mudança na vida e na sociedade. Entretanto, o fato de muitas escolas não incentivarem a leitura ou ensinarem desde cedo para as crianças acerca da política do Brasil contribui para o adiamento da solu-
ção, fazendo com que essa mesmasquando cresceremtornem-se alienadas, pois por não entenderem ou não saberem da importância disso para a construção como cidadãos acabam por negligenciar o assunto.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale ressaltar, ainda, a ineficácia das políticas públicas na resolução da problemática. Nesse viés, o fato de o Estado não demonstrar o devido interesse em como a falta da leitura tem influenciado negativamente a nação brasileira coopera para a permanência do problema, já que a população carente - a que mais sofre - acaba por ficar à mercê do próprio Estado sem ter o mínimo conhecimento acerca do que é ser cidadão. Rompe-se, dessa forma, o artigo 6° da Constituição Cidadã de 1988, o qual garante o acesso igualitário aos direitos sociais, inclusive a educação - leitura e conhecimento -, uma vez que a incapacidade do Poder Pública em garantir essa demanda ocasiona o desequilíbrio social.

(Boa estratégia coesiva) Destarte, urge que medidas sejam tomadas para a superação dessa circunstância. Para isso, o Estado, por meio de seus poderes, deve enviar mais verbas para as escolas para a criação de mais projetos de incentivo a a leitura e sua importância para a cidadania no Brasil, desde crianças, os quais devem mostrar o porquê dessa prática para quando crescerem possam entender sobre seus direitos e deveres e não sejam manipulados tornando o Brasil um lugar mais justo. O Estado pode, ainda, investir em mais projetos nas comunidades carentes brasileiras para que estas também tenham a oportunidade de se desenvolverem na leitura e no conhecimento da sua cidadania, bem como o que isso significa. Desse modo, com o Estado trabalhando em prol do desenvolvimento da população, o equilíbrio poderá, então, ser alcançado e o povo brasileiro terá a escolha de não se tornar escravo por meio da leitura e do conhecimento. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Dados correção tradicional

As discussões são pertinentes. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200