Leitura_ Isabely

A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 08/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
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A leitura desempenha um papel crucial na construção da cidadania no Brasil, pois ela capacita os indivíduos, com conhecimento, críticas, (Sem vírgula) e facilidade na comunicação, elementos importantes para a participação na sociedade. Ao viajar pelas palavras o leitor se torna mais ativo e participativo. (Melhore a contextualização e formule a tese)

Diante desse cenário, a leitura pode contribuir para o crescimento de uma sociedade mais conectada com os cidadãos, além disso, o poder de viajar pelo texto; Segundo Mário Quintana: "Ler é viajar sem sair do lugar" dessa forma ler é imaginar e adquirir conhecimentos sem se mover, promovendo uma maior conexão com o mundo. (Reestruture e explore a discussão com clareza. Parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Em resumo, a leitura é uma ferramenta essencial para a construção da cidadania no Brasil, pois permite as pessoas estar numa sociedade mais engajada e conectada, permitindo adquirir conhecimentos, sobretudo conexão. (Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta de intervenção)

Dados correção tradicional

Reelabore e explore as discussões de acordo com o tema e a estrutura do texto. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 80 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     440
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200