Leitura_ Isabely
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 08/07/2025
A leitura desempenha um papel crucial na construção da cidadania no Brasil, pois ela capacita os indivíduos, com conhecimento, críticas, (Sem vírgula) e facilidade na comunicação, elementos importantes para a participação na sociedade. Ao viajar pelas palavras o leitor se torna mais ativo e participativo. (Melhore a contextualização e formule a tese)
Diante desse cenário, a leitura pode contribuir para o crescimento de uma sociedade mais conectada com os cidadãos, além disso, o poder de viajar pelo texto; Segundo Mário Quintana: "Ler é viajar sem sair do lugar" dessa forma ler é imaginar e adquirir conhecimentos sem se mover, promovendo uma maior conexão com o mundo. (Reestruture e explore a discussão com clareza. Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Em resumo, a leitura é uma ferramenta essencial para a construção da cidadania no Brasil, pois permite as pessoas estar numa sociedade mais engajada e conectada, permitindo adquirir conhecimentos, sobretudo conexão. (Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Reelabore e explore as discussões de acordo com o tema e a estrutura do texto. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 440 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
