Leitura e Cidadania
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 08/07/2025
A invenção da escrita foi tão significativa para a humanidade que marcou a transição da "Pré-História" para a História de fato. Com ela é possível estudar culturas que nunca poderíamos conhecer através da oralidade, como a Babilônica, de onde vem um dos primeiros registros de cidadania: o "Código de Hamurabi". Ainda que hoje a tecnologia alterou o modo com que adquirimos conhecimento, os escritos e, contiguamente, a leitura, são essenciais para difundir saberes, pois eles atribuem ao leitor o caráter de cidadão construtor e transformador da sociedade e são protetivos contra a manipulação em massa, que se intensificou perigosamente com a digitalização dos meios de comunicação na internet. (Delimite as discussões iniciais e formule a tese)
A leitura transforma e edifica a sociedade por transmitir ideias e conhecimentos inovadores, porque basta que se saiba o código (idioma escrito) para colher informações e opiniões de outrem. A Reforma Luterana foi espelho disso, pois só foi tão revolucionária por consequência da tradução da Bíblia do Latim para o Alemão, possibilitando sua leitura por pessoas fora do Clero, o que gerou contestação, por meio de exercício de cidadania, das indulgências impostas pela Igreja Católica, abalando assim a credibilidade da instituição e, por esta possuir grande influência tanto politica como religiosa, acarretou uma transformação na estrutura social da época. Portanto, fica claro que a leitura é capaz de transformar profunda e permanentemente a sociedade. (Reestruture e melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a leitura protege contra a manipulação em massa, manobra que visa engodar os cidadãos e que, se realizada digitalmente, pode influenciar algo grande tal qual o resultado de uma eleição usando, por exemplo, as "Fake News" em períodos de votação, como a que ocorreu em 2022 no Brasil. Nesse ano, houve um aumento abrupto de notícias falsas criadas com o objetivo de manipular os eleitores. Vários deles, enganados, compartilharam desinformação na internet, o que poderia ter sido evitado se tivessem um senso crítico treinado pela leitura, a fim de buscarem várias fontes de informação e constatarem se o que foi lido era verdade ou não. Por isso, com a leitura (e com o senso crítico trabalhado por ela), a desinformação é desmascarada e decisões valiosas são tomadas com base no que é verídico. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Logo, para que se dê à leitura a devida importância, é necessário que os governos Federal e Estadual priorizem a educação pública de qualidade para todos, a fim de formar pessoas com senso crítico e que têm prazer em ler. Para isso, aqueles devem investir em materiais, infraestrutura e estratégias de ensino aprofundadas, além da aquisição de diferentes tipos livros com temas variados e relevantes para cada faixa etária dos estudantes, além de disponibilizá-los para a população fora das instituições acadêmicas em locais táticos, como bibliotecas munícipes de livre acesso para qualquer cidadão. Dessa forma, o gosto pela leitura aumentará e, consequentemente, o senso crítico e o conhecimento da população, de modo a formar cidadãos conscientes de seus deveres e responsáveis pelo melhoramento de sua sociedade. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas de modo mais produtivo. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 760 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
