A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 08/07/2025
Essa realidade brasileira se manifesta de maneira preocupante quando observamos como a distância é percebida e interpretada. (Reelabore) Nesse sentido, diferenças que são vistas como invisíveis nas práticas metodológicas, uma vez que ainda há a importância da leitura na construção da cidadania no Brasil . A partir desse contexto, faz-se necessário observar o silêncio e o apagamento como pilares dessa problemática.
Diante desse cenário, percebe-se que um dos fatores de desvalorização do cultura está diretamente ligado cultura. O silêncio da sociedade, alimentado por uma visão distorcida e negativa sobre as relações sociais, desde a formação educacional básica. impede diretamente a construção de uma consciência crítica. Desse modo, a insuficiente representatividade na mídia dificulta o reconhecimento e a valorização de cultura. (Reelabore e explore com clareza)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro problema que dificulta a valorização da cultura histórica brasileira reside no apagamento sistemático de ensinamentos sobre o tema. A escassez de materiais didáticos que construam a base histórica da nação e fundamentem seu passado resulta em um profundo desconhecimento da nossa própria memória e identidade. Isso, por sua vez, impede a construção de uma consciência crítica sobre nossa trajetória. Dessa forma, torna-se premente promover ações que reativem o valor histórico do Brasil e fomentam um entendimento mais profundo de sua cultura. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário combater os desafios relacionados ao cultura. Sendo assim, o ministério da cultura, responsável pelas metodologias de cultura, deve implementar matérias que visem alcançar o respeito à realidade e o fim da invisibilidade. Assim, podemos celebrar a diversidade cultural, histórica ou social e construir uma sociedade mais justa e inclusiva. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas de acordo com a estrutura do texto. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 520 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
