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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 08/07/2025
Segundo o educador Paulo Freire: “A leitura do mundo precede a leitura da palavra.” Dessa citação, pode-se depreender a importância da leitura para a sociedade, tendo em vista que ela permite ao indivíduo desenvolver uma consciência crítica sobre a realidade em que vive e compreender seus direitos e deveres. Nesse sentido, apesar de sua relevância para o exercício da cidadania, o acesso à leitura por muitos brasileiros ainda é dificultado por diversos desafios, como a ausência de espaços de leitura em regiões periféricas e a falha na educação. (Muito bem. Formulou a tese)
Menciona-se, a princípio, que a escassez de biblioteca em áreas distantes de regiões centrais colabora para (Ideia incompleta). Segundo o geógrafo Milton Santos, em seu livro "Espaço Dividido", a estrutura urbana brasileira é resultado de um processo de desenvolvimento excludente e segregador, que concentrou recursos, infraestrutura e, consequentemente, espaços para leituras — como bibliotecas — nas áreas centrais e mais valorizadas das cidades. Em contrapartida, nas regiões periféricas, esses espaços são escassos, o que dificulta o contato da população com os livros e enfraquece a formação de sujeitos críticos e participativos, condição essencial para o pleno exercício da cidadania.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a deficiência do sistema educacional é outro obstáculo considerável para a formação de cidadãos com proficiência em leitura. De acordo com o filósofo Immanuel Kant, o ser humanoémoldadopelaeducação que recebe. Seguindo o pensamento de Kant, se as escolas não incentivam a leitura e o desenvolvimento do pensamento crítico, elas colaboram para uma sociedade menos apta a exercer sua cidadania integralmente. Logo, a carência de uma educação eficaz focada na leitura e no letramento limita a aptidão dos indivíduos para analisar informações, compreender suas obrigações sociais e engajar-se ativamente na democracia. (Reestruture e melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para garantir o acesso à leitura pela população. Para isso, o governo federal deve promover a construção de bibliotecas públicas em regiões periféricas, por meio de repasses de verbas aos municípios, com o objetivo de democratizar o acesso aos livros. Além disso, as escolas públicas, em articulação com o Ministério da Educação, devem implementar projetos permanentes de incentivo à leitura, como clubes do livro e rodas de conversa, a fim de estimular o pensamento crítico desde os primeiros anos escolares. Somente assim todos poderão ser capazes de “ler o mundo”, como ressaltou Freire. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 840 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
