[Sem título] - Corrige Aqui

A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 07/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
Compartilhar resultados!
PUBLICIDADE

A falta de hábito da leitura no Brasil, (Sem vírgula) ainda é um grande desafio. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro: quase metade da população brasileira (48%) não é considerada leitora. Isso mostra que as pessoas não tem o costume ou o acesso necessário para desenvolver esse hábito.
Sem leitura, torna-se mais difícil que o indivíduo tenha a consciência de quais são as suas obrigações e as suas garantias sociais, políticas e civis enquanto cidadão. (Formule a tese)

A professora da Faculdade de Letras (FL) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Neuda Lago, especialista em literatura inglesa, enfatiza que a leitura vai além do lazer, sendo essencial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Sua ausência pode impactar a capacidade de concentração, a criatividade e o pensamento crítico das novas gerações. Assim, o estímulo à leitura é um passo importante para o fortalecimento da cidadania no país. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a desigualdade social e educacional no Brasil agrava ainda mais a falta de leitura. Em regiões mais pobres, o acesso a livros e bibliotecas é limitado, o que dificulta o desenvolvimento desse hábito desde a infância. Soma-se a isso o uso excessivo de celulares e redes sociais, que muitas vezes substitui a leitura por conteúdo rápido e superficial. Essa realidade compromete não apenas o desenvolvimento escolar do jovens, como também o pensamento crítico, dificultando a participação ativa e consciente na sociedade. (Apresente dados)

Portanto, para minimizar os impactos da falta de leitura na construção da cidadania no Brasil, é essencial que as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação atuem na implementação de programas e políticas de leitura em nível local, como a criação de biblioteca, a promoção de eventos literários, e o incentivo à leitura nas escolas.

Além disso, o Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, pode desenvolver plataformas digitais para promover o acesso à leitura e o desenvolvimento de habilidades de leitura, como também criar aplicativos e jogos educativos para tornar a leitura interativa e atraente para as crianças e Jovens. Assim o Brasil poderá minimizar os impactos negativos da falta de leitura e construir uma sociedade mais justa, igualitária e participativa. (Apresentou todos os elementos da proposta)

Dados correção tradicional

As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200