Educação e cidadania

A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 07/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
NÃO SOLICITADO
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De acordo com o filósofo Paulo Freire, a leitura do mundo precede a leitura da palavra. Todavia, verifica-se, na comunidade brasileira, que este hábito não tem sido valorizado como deveria. Portanto, é fundamental analisar como a omissão estatal e o avanço tecnológico corroboram para a manutenção desse obstáculo. (Muito bem. Formulou a tese)

Sob essa perspectiva, a omissão estatal quanto à promoção da leitura compromete o desenvolvimento intelectual da população. No filme ‘’A Sociedade dos Poetas Mortos’’, de 1989, um sistema educacional autoritário e tradicionalista limita a criatividade e o pensamento crítico dos discentes. De maneira análoga à obra cinematográfica, quando o Estado não garante o acesso igualitário à prática, restringe a formação de cidadãos conscientes, perpetuando a alienação e desigualdade social. (Explore essa discussão com clareza)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, o avanço tecnológico, mesmo positivo, afasta a coletividade da leitura tradicional. No livro ‘’Fahrenheit 451’’, de Ray Bradbury, os livros são abandonados, em favor de entretenimento superficiais proporcionados por telas, resultando em alheação intelectiva. Logo, o uso constantes destas tecnologias compromete a cognição e a formação cidadã.

(Boa estratégia coesiva) : Portanto, urge que o Ministério da Educação – responsável pela gestão de políticas educacionais no país - , amplie o acesso à leitura crítica e digital, como forma de promover a cidadania em território nacional, por meio palestras itinerantes nas escolas públicas de todos os municípios brasileiros. Essas palestras devem ser ministradas por educadores capacitados, com o objetivo de estimular o raciocínio. Assim, a realidade será totalmente distinta da atualidade. (Apresentou todos os elementos da proposta)

Dados correção tradicional

Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200