Educação e cidadania
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 07/07/2025
De acordo com o filósofo Paulo Freire, a leitura do mundo precede a leitura da palavra. Todavia, verifica-se, na comunidade brasileira, que este hábito não tem sido valorizado como deveria. Portanto, é fundamental analisar como a omissão estatal e o avanço tecnológico corroboram para a manutenção desse obstáculo. (Muito bem. Formulou a tese)
Sob essa perspectiva, a omissão estatal quanto à promoção da leitura compromete o desenvolvimento intelectual da população. No filme ‘’A Sociedade dos Poetas Mortos’’, de 1989, um sistema educacional autoritário e tradicionalista limita a criatividade e o pensamento crítico dos discentes. De maneira análoga à obra cinematográfica, quando o Estado não garante o acesso igualitário à prática, restringe a formação de cidadãos conscientes, perpetuando a alienação e desigualdade social. (Explore essa discussão com clareza)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, o avanço tecnológico, mesmo positivo, afasta a coletividade da leitura tradicional. No livro ‘’Fahrenheit 451’’, de Ray Bradbury, os livros são abandonados, em favor de entretenimento superficiais proporcionados por telas, resultando em alheação intelectiva. Logo, o uso constantes destas tecnologias compromete a cognição e a formação cidadã.
(Boa estratégia coesiva) : Portanto, urge que o Ministério da Educação – responsável pela gestão de políticas educacionais no país - , amplie o acesso à leitura crítica e digital, como forma de promover a cidadania em território nacional, por meio palestras itinerantes nas escolas públicas de todos os municípios brasileiros. Essas palestras devem ser ministradas por educadores capacitados, com o objetivo de estimular o raciocínio. Assim, a realidade será totalmente distinta da atualidade. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 840 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
