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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 07/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
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Inteligência Artificial
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Segundo o filósofo grego Aristóteles, a leitura é o caminho mais curto para o conhecimento (Em caso de citação, use aspas). Contudo, no cenário brasileiro, vê-se um cenário distinto, com a falta da leitura como fator de construção da cidadania. Isso é causado principalmente pela falta de acesso a livros, que gera alienação. (Melhore a contextualização do tema)

Diante desse cenário, nota-se a dificuldade de acesso a livros. Diversos brasileiros não possuem condições de comprar exemplares que os permitam ter o hábito da leitura, devido a sua baixa renda. Segundo dados do IBGE (Desenvolva a sigla), aproximadamente 46% das famílias brasileiras possuem renda de até 1356 reais, insuficiente para sustentar a residência e também adquirir livros. Por conta disso, o cenário de baixo índice de leitura pelo povo brasileiro é perpetuado, limitando o exercício pleno da cidadania. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Consequentemente, a população se torna alienada ao não acessar devidamente o conhecimento. Por não ter acesso à leitura, os indivíduos não exercitam habilidades como a interpretação correta de textos e o senso crítico, o que os torna vulneráveis à desinformação, além de não ter conhecimento prévio sobre conceitos econômicos, sociais e jurídicos, comumente encontrados no cotidiano. Por exemplo, um leitor que se depara com uma notícia a respeito da inflação, mas não tem a informação do histórico e das causas, não refletirá sobre o problema e seus motivos. Assim, são formados cidadãos sem a capacidade de pensar de forma crítica, comprometendo sua participação ativa na política e comunidade e conhecimento dos próprios direitos e deveres. (Discussão pertinente. Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para combater os problemas supracitados, é necessário que o Governo Federal, a instância máxima da governança brasileira em relação à tomada de decisões e implantação de políticas, amplie o investimento em bibliotecas públicas, acessíveis à população, com vasto repertório de obras literárias, científicas, jurídicas etc., por meio de financiamento do Fundo Nacional de Cultura (FNC), a fim de garantir um povo ativamente engajado na sociedade, conhecedor de direitos e deveres e pensador crítico. Desse modo, a leitura terá um importante papel na construção da cidadania. (Apresentou todos os elementos da proposta)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200