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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 07/07/2025
Na obra "Caminho de Pedras", da escritora Rachel de Queiroz, os operários querem se rebelar contra o regime ditatorial presente no contexto, porém não sabem ler, por isso os intelectuais acabam liderando a organização, o que resulta em um conflito entre os dois grupos. Nesse contexto, é perceptível que sem o hábito de ler, (Sem vírgula) os indivíduos perdem o domínio sobre suas escolhas. Tendo isso em vista, é notável que a leitura promove o conhecimento sobre si e os próprios direitos e como a pobreza torna o costume de ler um privilégio no Brasil.
Em primeiro plano, ler permite que o ser humano aprofunde sua interpretação sobre o contexto a qual ele está inserido. Conforme o escritor brasileiro Mário Quintana afirma: "Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem.". (Sem ponto final) Dessa maneira, uma sociedade sem tal hábito torna-se incapaz de interpretar e exercer seus direitos, pois é refém de qualquer outro que tenha o mínimo de entendimento sobre eles. (Reestruture e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em uma segunda análise, é evidente que a pobreza no contexto brasileiro dificulta o acesso aos livros. Segundo o escritor português Antônio Lobo Antunes: "Um povo que não lê será um povo escravo.". (Sem ponto final) Sendo assim, não é possível que uma pessoa com trabalho exaustivo para proporcionar o básico para o lar tenha tempo de procurar aproximação com a literatura enquanto é escravo da própria realidade. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Governo brasileiro elaborar leis e projetos que melhorem o acesso aos livros, principalmente para os mais pobres, mediante bibliotecas em áreas periféricas e palestras em escolas sobre a importância da literatura, isto é, incentivar a leitura desde a juventude com o propósito de que o ato de ler não seja mais um privilégio dos ricos e sim uma forma igualitária de ter o conhecimento. (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 720 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
