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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 07/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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Na obra "Caminho de Pedras", da escritora Rachel de Queiroz, os operários querem se rebelar contra o regime ditatorial presente no contexto, porém não sabem ler, por isso os intelectuais acabam liderando a organização, o que resulta em um conflito entre os dois grupos. Nesse contexto, é perceptível que sem o hábito de ler, (Sem vírgula) os indivíduos perdem o domínio sobre suas escolhas. Tendo isso em vista, é notável que a leitura promove o conhecimento sobre si e os próprios direitos e como a pobreza torna o costume de ler um privilégio no Brasil. 

Em primeiro plano, ler permite que o ser humano aprofunde sua interpretação sobre o contexto a qual ele está inserido. Conforme o escritor brasileiro Mário Quintana afirma: "Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem.". (Sem ponto final) Dessa maneira, uma sociedade sem tal hábito torna-se incapaz de interpretar e exercer seus direitos, pois é refém de qualquer outro que tenha o mínimo de entendimento sobre eles. (Reestruture e explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Em uma segunda análise, é evidente que a pobreza no contexto brasileiro dificulta o acesso aos livros. Segundo o escritor português Antônio Lobo Antunes: "Um povo que não lê será um povo escravo.". (Sem ponto final) Sendo assim, não é possível que uma pessoa com trabalho exaustivo para proporcionar o básico para o lar tenha tempo de procurar aproximação com a literatura enquanto é escravo da própria realidade. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Governo brasileiro elaborar leis e projetos que melhorem o acesso aos livros, principalmente para os mais pobres, mediante bibliotecas em áreas periféricas e palestras em escolas sobre a importância da literatura, isto é, incentivar a leitura desde a juventude com o propósito de que o ato de ler não seja mais um privilégio dos ricos e sim uma forma igualitária de ter o conhecimento. (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Bom estudo!

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200