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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 07/07/2025
A relevância da leitura para o indivíduo se dá em conta que, cada um recebe uma quantia significante de informações todo momento e que é posto nas mãos da população interpretar a informação, sendo que corre-se (Partícula atrativa) o risco de uma má interpretação e ao mesmo tempo a divulgação de notícias falsas ou incompletas. (Parágrafo frasal. Reestruture e melhore a contextualização do tema)
Com isso, é dever do Estado brasileiro e preocupação do governo vigente fazer com que as escolas apresentem aos seus estudantes, sobretudo nas aulas de língua portuguesa, como é montada uma notícia e que o cidadão saiba sobre o que esteja lendo para que, se for da vontade do mesmo, saiba retransmitir novamente a informação a ele passado.
Assim, a leitura é algo que deve ser incentivada desde a infância, com foco de grau obrigatório na vida do ser humano, pois a leitura aumenta o senso critico e a criatividade. Um exemplo que pode ser usado é no filme "Matilda", onde a garotinha de mesmo nome descobre o prazer pela leitura desde pequena lendo revistas pela casa até que consegue livros na biblioteca de sua cidade. A garota consegue aprender a fazer diversas coisas que só os adultos conseguem, como cozinhar ou até multiplicar números grandes mentalmente, como Matilda mesma disse que aprendeu a fazer isso em um livro de matemática que leu na biblioteca. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, a leitura é algo relevante em quaisquer momentos, pois é necessário que o indivíduo saiba identificar notícias falsas, aumentar o conhecimento, melhorar a comunicação entre as pessoas e para que saibam de seus direitos e deveres. Para isso, o melhor jeito é fundamental a leitura desde a infância e que ela chegue ao número máximo de cidadãos através da educação, que deve ser proporcionada pelos familiares e pelo Estado, para que assim formem-se cidadãos conscientes, críticos e criativos para que transformem o mundo em um lugar melhor para se viver. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Dados correção tradicional
Reestruture e explore as discussões com clareza e mais produtividade. Evite uma abordagem limitada. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 640 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
