A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 07/07/2025
O livro "A menina que roubava livros" conta uma história fictícia sobre uma menina que em meio a Segunda Guerra Mundial tem com a literatura uma relação significativa em seu desenvolvimento como pessoa em sociedade. Assim como a protagonista tem nos livros um papel importante no seu desenvolvimento como cidadã, no Brasil, o mesmo acontece. Diante disso, a construção da cidadania por meio da literatura é um desafio pelo acesso limitado à literatura e o nível de analfabetismo funcional da população brasileira, o que precisa ser combatido. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Dito isso, o acesso à literatura por parte das classes mais baixas é um desafio. Em pesquisas recentes (Cite-as) esse cenário é confirmado pelo número de livros lidos entre a população de diferentes classes, quanto mais alto é o poder aquisitivo maior é o número de leituras. Dessa forma, fica difícil implementar a leitura como forma de construção da cidadania no dia a dia das pessoas por causa do baixo acesso pela maior parte da população. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, o nível de analfabetismo funcional influencia muito na construção da cidadania. Paulo Freire, conhecido como patrono da educação brasileira, teve um programa de alfabetização de adultos implementado no Nordeste, na década de 1960, o que ocasionou a sua prisão por ter dado o poder de exercer a cidadania a essas pessoas. O contexto político vivenciado na época evidencia o poder da literatura em construir a cidadania. (Reestruture e explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que a construção da cidadania no Brasil esteja alinhada com a importância da literatura é necessário a ampliação do acesso a literatura e o combate ao analfabetismo funcional. A fim de consolidar a importância da literatura, o Ministério da Educação, orgão responsável pela administração e manutenção da educação pública, deve implementar políticas públicas que ajudarão a aumentar a quantidade de pessoas que têm acesso a literatura como meio de construir a sua cidadania por meio da distribuição de livros, aumento do número de bibliotecas, incentivo nas escolas para a leitura e a conscientização da população sobre esse problema. Dessa forma, o combate para o aumento da leitura deve fazer a diferença na cidadania dos brasileiros. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais clareza e produtividade. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 840 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
