A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil.

A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 07/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
NÃO SOLICITADO
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em 1964, o cartunista argentino Quino revelou uma das mais relevantes tirinhas do mundo: "Mafalda", cujo valoriza a relevância da leitura e dos direitos a educação. Todavia, a falta de construção educacional impede que a população brasileira tenha o acesso a cultura, deixando aparente o mal, (Sem vírgula) desenvolvimento do Brasil. Dessa forma, é necessário refletir sobre a inoperância estatal e a ausência de investimentos em escolas, (Sem vírgula) como entrave dessa problemática. (Muito bem. Formulou a tese)
      

Diante desse cenário, a negligência estatal é um dos principais pilares que impulsiona a carência da leitura na sociedade. Sobre essa perspectiva, na obra cinematográfica "Escritores da Liberdade", apresenta a história de estudantes em situação de risco que são afastados da leitura. Sob esse viés, a estagnação do governo traz exclusão a milhares de jovens, adultos e crianças que são influenciados pela ausência de ações que implemente a aprendizagem, na qual prevalece a manipulação e infelizmente a ignorância do corpo social (Apresente essa discussão com clareza). Logo, a passividade do Estado prejudica a construção da cidadania, sendo necessário soluções para mitigar esses obstáculos.
     

(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale ressaltar que a ausência de investimentos escolares acentua expressivamente a invisibilidade da leitura no Brasil. Segundo Paulo Freire - patrono da educação -, destaca que o ensino é um instrumento de transformação social (Melhore a construção de sentido). Entretanto, o descaso educacional está no meio social, uma vez que possibilita a escassez de livros que afasta a criatividade e o pensamento crítico do indivíduo, podendo aumentar a disparidade social, embora o Brasil seja uma nação em desenvolvimento, ainda há desafios com a promoção de livros e infraestrutura em escolas. Em decorrência disso, a falta de políticas públicas efetivas está no território brasileiro. (Reestruture e apresente a discussão com clareza)
    

(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Estado e ao Ministério da Educação- órgão responsável pelo bem-estar no habitante escolar-, promoverem palestras de informações e cartazes em instituições públicas como em escolas e praças comunitárias com a presença de professores, para aumentar a visibilidade da educação e a importância de se obter livros, por meio de investimentos educacionais em instituições com a criação de rodas de conversa e a distribuição de obras literárias, com o auxílio de ONGs para realização de  projetos culturais que impulsione as habilidades cognitivas. Assim, freando a desvalorização da leitura na construção humana. Por conseguinte, obter uma sociedade mais próxima das charges - Mafalda -, produzidas pelo cartunista Quino. (Apresentou todos os elementos da proposta)

Dados correção tradicional

As discussões precisam ser eestruturadas e exploradas com clareza e produtividade. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200