Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Na série “Ginny e Geórgia”, a adolescente Ginny obteve incentivo através de seus pais para estudar e se aperfeiçoar na poesia. Entretanto, a atual situação vivenciada pelos brasileiros difere-se do contexto citado, uma vez que, no Brasil, não há engajamento ao se tratar dos estudos e incentivo à prática da leitura para a construção da cidadania. Logo, é necessário não só democratizar o acesso de livros no Brasil para incentivar o ato de ler e elevar a população rumo à cidadania, como também, (Sem vírgula) a criação de políticas públicas eficazes no intuito de ponderar a importância dos estudos para a cidadania.
Primeiramente, a democratização ao acesso de livros abrirá mais oportunidades para a leitura, uma vez que, (Sem vírgula) qualquer grupo da sociedade poderá ter acesso aos diversos tipos de livros. O artigo 6* da Constituição Federal de 1988 assegura os direitos fundamentais aos cidadãos, como a educação. Logo, a ação motivará o ato de ler no Brasil, tendo como resultado o acesso de qualquer grupo social no qual conseguirá livros de quaisquer gêneros literários. (Apresente as ideias com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Segundamente, a criação de políticas públicas eficazes para combater o baixo nível da leitura no Brasil é primordial. “É dever do Estado garantir o bem-estar social”, afirma Thomas Hobbes. Porém, os brasileiros não possuem o hábito de realizar a leitura por diversos fatores, entre eles: o tempo e a falta de incentivo nas escolas. Logo, para reduzir esse impacto, é necessário é promover atenção para impulsionar os brasileiros a lerem e permanecerem em seus estudos através de políticas públicas eficientes.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, visto que os brasileiros não possuem apoio eficaz ao se tratar da leitura, é de extrema importância que a máquina pública possa impulsionar e promover os movimentos citados, uma vez que, para a construção da cidadania, a prática dos estudos e a leitura faz com que os cidadãos possam obter conhecimentos verídicos. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita. Parágrafo frasal)
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 720 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |