A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil - Corrige Aqui

A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 07/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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Na série “Ginny e Geórgia”, a adolescente Ginny obteve incentivo através de seus pais para estudar e se aperfeiçoar na poesia. Entretanto, a atual situação vivenciada pelos brasileiros difere-se do contexto citado, uma vez que, no Brasil, não há engajamento ao se tratar dos estudos e incentivo à prática da leitura para a construção da cidadania. Logo, é necessário não só democratizar o acesso de livros no Brasil para incentivar o ato de ler e elevar a população rumo à cidadania, como também, (Sem vírgula) a criação de políticas públicas eficazes no intuito de ponderar a importância dos estudos para a cidadania.

Primeiramente, a democratização ao acesso de livros abrirá mais oportunidades para a leitura, uma vez que, (Sem vírgula) qualquer grupo da sociedade poderá ter acesso aos diversos tipos de livros. O artigo 6* da Constituição Federal de 1988 assegura os direitos fundamentais aos cidadãos, como a educação. Logo, a ação motivará o ato de ler no Brasil, tendo como resultado o acesso de qualquer grupo social no qual conseguirá livros de quaisquer gêneros literários. (Apresente as ideias com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Segundamente, a criação de políticas públicas eficazes para combater o baixo nível da leitura no Brasil é primordial. “É dever do Estado garantir o bem-estar social”, afirma Thomas Hobbes. Porém, os brasileiros não possuem o hábito de realizar a leitura por diversos fatores, entre eles: o tempo e a falta de incentivo nas escolas. Logo, para reduzir esse impacto, é necessário é promover atenção para impulsionar os brasileiros a lerem e permanecerem em seus estudos através de políticas públicas eficientes.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, visto que os brasileiros não possuem apoio eficaz ao se tratar da leitura, é de extrema importância que a máquina pública possa impulsionar e promover os movimentos citados, uma vez que, para a construção da cidadania, a prática dos estudos e a leitura faz com que os cidadãos possam obter conhecimentos verídicos. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita. Parágrafo frasal)

Dados correção tradicional

Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200