A leitura e sua importância inclusiva - Corrige Aqui
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 07/07/2025
Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Iara - Correção por Inteligência Artificial
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podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações
fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer
decisão importante.
Competência
Nota
Observações
Competência 1
200
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2
160
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3
160
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
200
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final
920
Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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Para o filósofo Platão, o conhecimento se alcança pela leitura. Contudo, o Brasil tem negligenciado a leitura como fator importante para o desenvolvimento da cidadania, ao não priorizar estratégias que beneficiem a formação de leitores, principalmente em comunidades mais carentes. Dessa forma, observa-se que a leitura traz diversos benefícios e, diante desse cenário, convém analisar sua contribuição para o processo de aprendizagem e para a inclusão social.
Primeiramente, é importante destacar que a leitura desenvolve a aprendizagem em todos os seus aspectos: amplia o vocabulário, melhora a interpretação de texto e incentiva o uso correto da gramática normativa. Além disso, estimula o imaginário do leitor, levando-o a um universo criativo. No entanto, a falta de contato com a leitura é um entrave a esse desenvolvimento cognitivo, que deveria ser estimulado desde cedo, tanto na família quanto na escola.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, outro fator positivo da leitura é que ela estimula a capacidade de reflexão. Assim, pessoas que leem são capazes de desenvolver senso crítico e opinião própria e, consequentemente, podem analisar sua realidade e intervir criticamente como cidadãos ativos. No entanto, essa realidade só será possível com práticas de leitura que estimulem a formação de um sujeito crítico, menos exposto à manipulação e à imposição de ideias alheias. (Reestruture e explore mais a discussão ao longo do desenvolvimento)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, assim, que a leitura tem papel fundamental na melhoria do processo de aprendizagem e da inclusão social, como parte da construção da cidadania. Nesse aspecto, o Poder Público deve oferecer estratégias que ampliem o acesso à leitura, seja por meio da oferta de mais bibliotecas em escolas da rede pública, seja por meio de projetos e atividades que incentivem a leitura desde cedo, como também pela distribuição de livros em comunidades carentes e pela redução dos preços de livros infantojuvenis. Por conseguinte, o desenvolvimento de uma leitura crítica eleva o ser humano não apenas a um mundo imaginário, mas também à condição de cidadão ativo e participativo. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
200
Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em
prosa
160
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de
um ponto de vista
120
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação
200
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
160
Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.