A formação crítica e seu papel em inibir a alienação

A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 07/07/2025

Status da correção:
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A obra "Cidadão de Papel", de Gilberto Dimenstein, retrata o fato de que mesmo garantidos na constituição, vários dos direitos não são realmente aplicados na realidade, se mantendo apenas como direitos no papel, longe da real prática. Em consonância com a realidade, o buraco deixado pela baixa na educação e falta de acesso a leitura para a construção acadêmica, profissional e cidadã do indivíduo causa um desfalque na formação do sujeito, impossibilitando sua formação crítica, além da sua transformação do mesmo em mais um dentro da massa de manobra.

Como declarado pelo educador Paulo Freire, "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda", em outras palavras, tal pensamento reflete a importância da educação, e em especial a leitura, como parte do desenvolvimento do cidadão e como sua participação na sociedade pode acarretar em mudanças nas mazelas sociais. Isso se deve pela natureza da formação de um indivíduo pela leitura, pois o mesmo ocasiona na formação de caráter crítico no leitor e estudante, o possibilitando compreender o mundo e a sociedade. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Paralelamente, quando não há o desenvolvimento dessa capacidade analítica, ele se torna vulnerável a alienação por parte da classe dominante, como o dito pelo filósofo Karl Marx: "As ideias da classe dominante são, em cada época, as ideias dominantes". Sendo então necessário a formação do indivíduo através da leitura como medida de impossibilitar sua transformação em massa de manobra. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, perante ao discorrido, a importância da leitura na construção da cidadania no Brasil se demonstra não somente no que diz respeito ao desenvolvimento do indivíduo, mas principalmente no papel que ele desempenha na sociedade como cidadão. Logo, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com as escolas, a criação de projetos e eventos tais quais as Bienais de livro, sendo um ambiente que possibilitaria aos estudantes a entrada ao mundo da leitura, isso se deve pois tais eventos revertem a falta de recursos financeiros pois dão aos alunos um voucher e também dão a eles a oportunidade que poderiam não ter em conhecer escritores e suas obras. (Proposta incompleta)

Dados correção tradicional

As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200