A sociedade através da prática educativa: ler
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 07/07/2025
Ler é um hábito de extrema importância, pois é através dela que adquirimos conhecimento. No entanto, nem todos tem acesso à essa prática devido à falta de recursos estabelecidos em sua realidade. (Truncamento) O que nos leva a pensar na citação de Paulo Freire: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. (Formule a tese)
Segundo a frase, que destaca que toda a prática educativa, parte de uma visão de mundo de sociedade e de aprendizagem que infelizmente não abrange a todos, pois, em comunidades carentes é difícil encontrar famílias que cedam parte de sua renda mensal para aquisição de livros, afim de aprimorar o conhecimento. Sendo assim, do que adianta a educação transformar, se não atende a população como um todo?. (Sem ponto final. Reestruture e explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Tendo em vista esse questionamento, é importante ressaltar que existem diversas instituições e organizações que incentivam o hábito de leitura como forma de conhecimento, por exemplo a OAB (Desenvolva a sigla) Jabaquara (melhore a apresentação da discussão). Entretanto, nem todos estão dispostos a ser transformados pela educação, o que gera mais uma luta governamental e social para transformar a sociedade.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que o Governo Brasileiro junto do Ministério da Educação criem métodos de implementação da leitura de forma mais ácida e eficaz nas escolas, através da gamificação, por exemplo, como forma positiva de incentivo. Além disso, o Governo Municipal das cidades, (Sem vírgula) poderia oferecer suporte financeiro as instituições locais que ajudam as comunidades locais através da doação de livros, afim de transformar a sociedade em todo através da educação. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Reestruture e explore mais a discussão ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 760 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
