A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 07/07/2025
Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
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Iara - Correção por Inteligência Artificial
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fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer
decisão importante.
Competência
Nota
Observações
Competência 1
200
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2
200
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3
160
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
200
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final
960
Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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Segundo a Constituição de 1988, a educação é um direito fundamental de todos. Contudo, o que ser ver na prática é um alto índice de analfabetismo que ao longo dos anos pouco diminui. Esse cenário evidencia um grave problema no desenvolvimento da cidadania do povo brasileiro, agravado pela desigualdade que assola o país. Diante disso, é imprescindível discutir a importância da leitura na construção da cidadania e como isso impacta na desigualdade social.
Para começar, a leitura é fundamental para evitar a manipulação. A esse respeito, a Assembleia Legislativa de São Paulo alerta a diferença entre ter acesso à informação e acesso ao conhecimento, pois na ausência do conhecimento, a informação é manipulativa. Isso significa que apenas consumir informação é insuficiente porque ela tem caráter rápido e normalmente não desenvolve o senso crítico. Como resultado, isso torna as pessoas manipuláveis, incapazes de pensar e tomar ações por si mesmas, o que demonstra o quanto a leitura é importante para o desenvolvimento de cidadãos com pensamento crítico. (Delimite e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a desigualdade social agravada pela falta de acesso à leitura perpetua o problema. Para ilustrar, no filme "O Menino e o Mundo", uma criança é obrigada a sair de sua casa para trabalhar por necessidade, na trajetória o dinheiro que ganhava mal dava para alimentar-se. Essa situação é pertinente em muitas famílias brasileiras, ao qual o dinheiro nem sequer pode cobrir suas despesas básicas, então a compra de livros se torna algo fora da realidade. Dessa forma, sem poder desenvolver-se através da leitura, essa parte da população é excluída, perpetuando-se na pobreza e analfabetismo. (Reestruture e melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para tornar o hábito da leitura viável à todos, o Governo Federal deve, por meio da distribuição de livros gratuitos, incentivar a população a ler. Essa distribuição deve ser feita tanto por meios eletrônicos quanto por meios físicos em uma ação conjunta que envolva desde dos governos estaduais até os municipais. Paralelamente, o Ministério da Educação deve visar o desenvolvimento crítico do aluno com a inclusão de um nível de proficiência mínima de leitura para a formação. Dessa maneira, o hábito da leitura seria enraizado na cultura brasileira e seus frutos colhidos com uma sociedade de pensamento forte. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
160
Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em
prosa
160
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de
um ponto de vista
120
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação
200
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
200
Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.