A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 07/07/2025
No Brasil, cerca de 53% da população não sabem ler nada, oquê representar 100milhões de pessoas que não lêem de nenhuma forma. (Parágrafo frasal. Reestruture e formule a tese)
A importância da leitura para a cidadania é de grande importância, pois isso faz com quê agente tenha mas conhecimento sobre a cultura, história e formas de viver melhor entre a sociedade. (Parágrafo frasal)
Se o Brasil conseguisse avançar, e diminuísse a porcentagem de gente que não tem conhecimento em nada, seria um grande passo para a cidadania, e de grande proporção para a população. (Parágrafo frasal)
Se cada um tivessem mais interesse em aprender também seria um grande passo em formação de novos leitores na sociedade. (Parágrafo frasal)
Dados correção tradicional
Não compreende a estrutura do texto. Reestruture e explore as discussões por meio de um projeto de texto. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 360 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
