Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Conforme o pensamento aristotélico, a justiça é a base da sociedade. No entanto, no contexto brasileiro contemporâneo, observa-se uma ruptura desse princípio fundamental diante da importância da leitura na construção da cidadania no Brasil, que revela tanto a negligência da população quanto a ineficácia das instituições responsáveis pelo enfrentamento da questão. Essa conjuntura compromete o bem-estar coletivo e perpetua desigualdades estruturais. Logo, faz-se imperiosa a tomada de medidas que resolvam esse contexto de emergência generalizada.
Nesse contexto, é imprescindível superar a escassez de discussões sobre a valorização da leitura, visto que tal problemática perpetua desafios estruturais à sociedade brasileira. A esse respeito, a filósofa Djamila Ribeiro destaca a importância de tornar visíveis os cenários silenciados ou negligenciados, (Sem vírgula) como etapa fundamental para a transformação social. Entretanto, o panorama nacional destoa do pensamento da autora, já que o alto índice de desvalorização da cultura nacional não é enxergado pelo círculo social, o que impede que discussões sobre essa questão sejam priorizadas, dificultando intervenções nesse cenário (Apresente os dados). Assim, essa nebulosidade precisa ser exposta para conscientizar a população.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é necessário considerar o papel das instituições diante da persistência desse obstáculo. Nesse contexto, o sociólogo Zygmunt Bauman utiliza o termo “instituições zumbis” para se referir àquelas que, embora presentes na sociedade, não cumprem efetivamente suas funções. Tal conceito se aplica ao cenário brasileiro, já que diversos órgãos responsáveis pelo acesso a educação e cultura demonstram fragilidade operacional e baixa efetividade em suas ações, o que contribui diretamente para a perpetuação do problema. Dessa forma, a reestruturação dessas entidades e a valorização de políticas públicas eficazes mostram-se fundamentais para a promoção da justiça social e da equidade.
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é essencial que medidas concretas sejam implementadas para mitigar os impactos de desvalorização da leitura. Para isso, o Estado deve investir na criação e ampliação de políticas públicas que enfrentem a raiz do problema, por meio de ações intersetoriais e contínuas. Ademais, é necessário que a sociedade civil se engaje por meio de campanhas de conscientização e práticas colaborativas, visando promover visibilidade e justiça aos grupos afetados. Por fim, cabe aos meios de comunicação contribuir com a difusão de informações qualificadas, capazes de mobilizar a opinião pública e fomentar o senso de responsabilidade coletiva. Somente com esse conjunto articulado de esforços será possível restaurar o ideal aristotélico de justiça e garantir a cidadania plena no contexto brasileiro contemporâneo. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 960 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |