Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Ao discorrer sobre a importância da leitura na construção da cidadania no Brasil, é relevante analisar alguns aspectos relativos à referida questão. Nesse contexto, é imprescindível analisar as causas e as consequências desse cenário como fatores importantes à discussão.
Diante desse panorama, entende-se que um dos principais fatores que limitam a prática da leitura no país é a desigualdade social, que restringe o acesso a livros e bibliotecas, especialmente nas regiões mais vulneráveis. Sob esse viés, segundo matéria publicada no site da OAB Jabaquara, a leitura amplia o repertório cultural, fortalece o senso crítico e favorece a participação ativa na sociedade. Contudo, a ausência de políticas públicas eficazes (Cite-as) para democratizar esse acesso faz com que grande parte da população seja privada desse direito, comprometendo o desenvolvimento da cidadania. Desse modo, percebe-se que o acesso desigual à leitura não apenas limita o desenvolvimento individual, mas também impede que a sociedade avance coletivamente rumo a uma cidadania mais plena e consciente.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, outro fator crucial é que as consequências dessa realidade como a falta de senso crítico por parte da sociedade são significativas. Diante disso, fatores como: cidadãos com baixo domínio da leitura apresentam maiores dificuldades para compreender leis, reivindicar direitos e acompanhar debates políticos, conforme destaca o portal Brasil Escola, ao abordar a relação entre cidadania e participação social. Dessa forma, esse déficit contribui para o afastamento da população das decisões coletivas, reforçando desigualdades históricas e limitando a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática. Logo, constata-se que a negligência histórica do poder público quanto ao estímulo à leitura contribui diretamente para manter a população alheia às decisões que moldam o país, perpetuando um ciclo de exclusão e desigualdade social.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, observa-se a fundamental atenção à a importância da leitura na construção da cidadania no Brasil, pois o desnível social e a capacidade de análise reflexiva são exemplos dessa centralidade. Por isso cabe ao Ministério da Educação, em parceria com governos estaduais e municipais, implementar programas de incentivo à leitura em escolas e comunidades, por meio da criação de bibliotecas móveis, feiras literárias regionais acessíveis a diferentes faixas etárias, a fim de estimular desde cedo o interesse das crianças e jovens pelo universo literário. Assim, será possível transformar o ato de ler em um caminho efetivo para o fortalecimento da cidadania no Brasil. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 920 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |