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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 06/07/2025
No poema "Vou-me embora pra Pasárgada", o escritor modernista Manuel Bandeira idealiza um lugar utópico, contrastando com o cenário opressor vivenciado pelo eu-lírico. Tal perspectiva dialoga com a realidade de muitos brasileiros, visto que a falta de incentivos à leitura para a formação da cidadania nacional ainda configura um desafio a ser superado. Essa problemática decorre tanto da inoperância governamental quanto da lacuna educacional presente no Brasil. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Primeiramente, é importante ressaltar que a inoperância governamental constitui um dos principais fatores responsáveis para a ausência da formação de cidadãos leitores. Sob essa ótica, na obra "Vidas Secas", o romancista Graciliano Ramos descreve que a omissão do Estado na garantia de direitos básicos, como o de cultura e educação aos jovens, perpetua o sofrimento humano. Nesse viés, de maneira análoga ao cenário retratado pelo autor modernista, observa-se, na realidade hodierna da nação, a persistência da negligência estatal, uma vez que a falta de atuação dos representantes políticos na efetivação de ações públicas de construção do senso crítico resulta em indivíduos pouco consumidores de exemplares literários. Assim, torna-se evidente que o descaso do poder governamental contribui para o retardamento no número de desenvolvimento de cidadãos, além de comprometer a coesão do tecido social.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a lacuna educacional presente no sistema de ensino brasileiro também configura uma das causas do problema supracitado. Nesse sentido, o educador Paulo Freire, em seu livro "Pedagogia do Oprimido", defende que, quando o acesso à educação é negligenciado, o indivíduo permanece em uma condição de alienação, dificultando sua atuação como agente transformador da realidade. Nesse ínterim, infere-se que é primordial que o espaço escolar esteja em conexão com a comunidade em que está inserido, buscando compreender o contexto diário dos alunos. No entanto, essa abordagem pedagógica é, muitas vezes, ausente no Brasil, o que resulta na imposição de um modelo de ensino único, desconsiderando as particularidades e necessidades de cada estudante. Logo, é notório que a lacuna educacional reforça o pensamento de Freire, intensificando a vulnerabilidade das pessoas que, em razão das diversas situações socioeconômicas, não possuem acesso à livros.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Governo Federal- órgão responsável pela gestão dos direitos sociais no Brasil- ampliar o número de incentivos destinados à formação de cidadãos leitores. Com esse enfoque, essa ação deve se concretizar por meio de apoios financeiros estatais que promovam o acesso igualitário à literatura, rompendo, assim, som o ciclo de marginalização educacional para a população que carece com esse direito. Dessa forma, a utopia idealizada por Manuel Bandeira poderá se tornar concreta. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 960 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
