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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 06/07/2025

Status da correção:
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No poema "Vou-me embora pra Pasárgada", o escritor modernista Manuel Bandeira idealiza um lugar utópico, contrastando com o cenário opressor vivenciado pelo eu-lírico. Tal perspectiva dialoga com a realidade de muitos brasileiros, visto que a falta de incentivos à leitura para a formação da cidadania nacional ainda configura um desafio a ser superado. Essa problemática decorre tanto da inoperância governamental quanto da lacuna educacional presente no Brasil. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

Primeiramente, é importante ressaltar que a inoperância governamental constitui um dos principais fatores responsáveis para a ausência da formação de cidadãos leitores. Sob essa ótica, na obra "Vidas Secas", o romancista Graciliano Ramos descreve que a omissão do Estado na garantia de direitos básicos, como o de cultura e educação aos jovens, perpetua o sofrimento humano. Nesse viés, de maneira análoga ao cenário retratado pelo autor modernista, observa-se, na realidade hodierna da nação, a persistência da negligência estatal, uma vez que a falta de atuação dos representantes políticos na efetivação de ações públicas de construção do senso crítico resulta em indivíduos pouco consumidores de exemplares literários. Assim, torna-se evidente que o descaso do poder governamental contribui para o retardamento no número de desenvolvimento de cidadãos, além de comprometer a coesão do tecido social.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a lacuna educacional presente no sistema de ensino brasileiro também configura uma das causas do problema supracitado. Nesse sentido, o educador Paulo Freire, em seu livro "Pedagogia do Oprimido", defende que, quando o acesso à educação é negligenciado, o indivíduo permanece em uma condição de alienação, dificultando sua atuação como agente transformador da realidade. Nesse ínterim, infere-se que é primordial que o espaço escolar esteja em conexão com a comunidade em que está inserido, buscando compreender o contexto diário dos alunos. No entanto, essa abordagem pedagógica é, muitas vezes, ausente no Brasil, o que resulta na imposição de um modelo de ensino único, desconsiderando as particularidades e necessidades de cada estudante. Logo, é notório que a lacuna educacional reforça o pensamento de Freire, intensificando a vulnerabilidade das pessoas que, em razão das diversas situações socioeconômicas, não possuem acesso à livros.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Governo Federal- órgão responsável pela gestão dos direitos sociais no Brasil- ampliar o número de incentivos destinados à formação de cidadãos leitores. Com esse enfoque, essa ação deve se concretizar por meio de apoios financeiros estatais que promovam o acesso igualitário à literatura, rompendo, assim, som o ciclo de marginalização educacional para a população que carece com esse direito. Dessa forma, a utopia idealizada por Manuel Bandeira poderá se tornar concreta. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção) 

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200