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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 06/07/2025
A educação é primordial para o desenvolvimento de uma nação, a leitura é uma ferramenta importante para alcançar essa meta. No Brasil são muitas as mazelas as pessoas parecem estar enfraquecidas, confusas, são bombardeadas por informação e conteúdos fúteis e muitas vezes duvidosos, na sua maioria vídeos curtos, stories e reels do instagram e youtube shorts, informações recebidas de forma passiva, conhecimento raso, o hábito da leitura foi deixado de lado reduzido a uma pequena legenda,ler é aprender,interpretar e questionar, más a leitura consciente libertadora exige esforço e tempo, aquele que está cada vez mais escasso, pessoas acelerando o audio e vídeos na velocidade dois para consumir mais conteúdo mesmo não conseguindo assimilar. (Reelabore e melhore a contextualização do tema)
A leitura ilumina e mostra novas perspectivas, a falta de incentivo a leitura se tornou um grande inimigo da sociedade brasileira onde trinta porcento da população não consegue interpretar textos simples e resolver operações básicas de matemática. (Apresente a fonte da informação. Parágrafo frasal. Discussão pouco desenvolvida)
O uso de redes sociais criou um tipo de histeria, ilusão coletiva, as pessoas estão vivendo em um mundo de comparações e ansiedade extrema, muito tempo é perdido não há tempo para construir, apenas consumir. É tempo de desacelerar voltar um pouco e recuperar a bagagem cultural que foi deixada para trás. (Reelabore)
Foi estabelecido um abismo intelectual pela desconexão da leitura e o consumo exagerado de conteúdo digital principalmente redes sociais, más nem tudo está perdido, pode-se usar essa ferramenta para construir uma sociedade mais forte, inteligente e crítica, são várias as plataformas de estudo gratuitas, livros digitais, artigos científicos, cursos online, é importante que toda sociedade se mobilize no incentivo a leitura, abrir um livro se desligar do mundo, aprender, se informar realmente a leitura liberta fortalece, assim a sociedade estará pronta para usufruir de seus direitos e deveres de cidadão. (Não apresentou a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Reestruture a discussão. Abordagem limitada. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 480 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
