O analfabetismo da leitura.( Lucimara da Silva)
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 06/07/2025
" Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido", Sir Arthur Lewis, economista britânico. Essa frase dita por Sir Arthur Lewis deveria ser aplicada nas escolas brasileiras todos os dias, mas infelizmente não é essa a verdadeira e grande realidade do Brasil. A População brasileira não tem o hábito de leitura, ou seja, poucas pessoas leem revistas ou jornais informativos ou livros de gêneros literários para obter cultura e informação. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Primeiramente, a leitura é de suma importância cultural, Educacional, motivacional, pois, estudos indicam que o costume de ler promove benefícios cognitivos e emocionais, estimulando a memória criatividade e recicionio lógico. Para Corroborar o que foi mencionado acima, é válido lembrar a frase dita pela educadora americana Claire Fagin" O conhecimento lhe dará a oportunidade de fazer a diferença". (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para diminuir o analfabetismo literário brasileiro, o costume de ler deve ser construído dentro de escolas com professores e o ministério da educação oferecendo mais incentivos literários (Justaposição) enquanto isso nos lares brasileiros, os responsáveis devem exercitar crianças com livros, caça-palavras ,entre outros, pois, somente assim, construiremos Cidadoes que valorizem a importância da leitura para fututamente refletir no futuro do país. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
Reestruture e explore as discussões com clareza. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 600 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
