O analfabetismo da leitura.( Lucimara da Silva)

A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 06/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

" Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido"Sir Arthur Lewis, economista britânico. Essa frase dita por Sir Arthur Lewis deveria ser aplicada nas escolas brasileiras todos os dias, mas infelizmente não é essa a verdadeira e grande realidade do Brasil. A População brasileira não tem o hábito de leitura, ou seja, poucas pessoas leem revistas ou jornais informativos ou livros de gêneros literários para obter cultura e informação. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

Primeiramente, a leitura é de suma importância cultural, Educacional, motivacional, pois, estudos indicam que o costume de ler promove benefícios cognitivos e emocionais, estimulando a memória criatividade e recicionio lógico. Para Corroborar o que foi mencionado acima, é válido lembrar a frase dita pela educadora americana Claire Fagin" O conhecimento lhe dará a oportunidade de fazer a diferença". (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para diminuir o analfabetismo literário brasileiro, o costume de ler deve ser construído dentro de escolas com professores e o ministério da educação oferecendo mais incentivos literários (Justaposição) enquanto isso nos lares brasileiros, os responsáveis devem exercitar crianças com livros, caça-palavras ,entre outros, pois, somente assim, construiremos Cidadoes que valorizem a importância da leitura para fututamente refletir no futuro do país. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Dados correção tradicional

Reestruture e explore as discussões com clareza. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200