A leitura como alicerce da cidadania no Brasil
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 06/07/2025
A leitura é um instrumento fundamental para a construção da cidadania. Por meio da leitura, os indivíduos adquirem conhecimento, desenvolvem pensamento crítico e tornam-se capazes de participar ativamente da sociedade. Nesse contexto, é essencial refletir sobre a importância da leitura na formação de cidadãos conscientes e engajados. (Melhore a contextualização do tema)
Ao ler, os indivíduos têm acesso a informações sobre seus direitos e deveres, o que lhes permite tomar decisões informadas e participar de debates públicos. Além disso, a leitura fomenta o pensamento crítico, permitindo que os cidadãos questionem e analisem as informações apresentadas pela mídia e pelo governo. Isso é fundamental para a democracia, pois garante que os cidadãos sejam capazes de avaliar as políticas públicas e cobrar ações que beneficiem a sociedade como um todo. (Reestruture e explore de modo produtivo)
Por meio da leitura de textos como a Constituição Federal, os indivíduos podem entender melhor como funciona o sistema jurídico e quais são seus direitos fundamentais. Isso permite que eles façam valer seus direitos e exijam que o Estado os proteja. Além disso, a leitura de textos sobre história, política e economia pode ajudar os cidadãos a compreender melhor como as decisões políticas afetam suas vidas. Sendo ela fundamental também para o pensamento crítico, ler diferentes perspectivas e opiniões, os indivíduos são capazes de questionar e analisar as informações apresentadas. Isso é especialmente importante em uma era de informações abundantes, onde a distinção entre fato e opinião pode ser difícil. A leitura crítica permite que os cidadãos avaliem a credibilidade das fontes e tomem decisões informadas. (Reelabore)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, a leitura é um alicerce fundamental para a construção da cidadania no Brasil. Por meio da leitura, os indivíduos tornam-se capazes de participar ativamente da sociedade. Portanto, é essencial que o governo e a sociedade promovam a leitura como uma ferramenta para a cidadania, incentivando a leitura nas escolas, bibliotecas e outros espaços públicos. Com isso, construi-se uma sociedade mais informada, crítica e engajada, capaz de cobrar ações que beneficiem a todos. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
Reestruture e explore a discussão de modo mais produtivo ao longo do desenvolvimento. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 640 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
