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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 05/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
NÃO SOLICITADO
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O autor C. S. Lewis afirma que lemos para não nos sentirmos sozinhos, ou seja, a leitura é uma jornada de reflexão e autoconhecimento, além de desempenhar um papel direta na formação da cidadania, com o desenvolvimento do pensamento crítico. No entanto, a falta de leitura no Brasil reflete negativamente na estrutura social e política, uma vez que uma sociedade sem acesso à cultura literária se expõe a repetir erros históricos. Isso se dá devido à falta de interesse social em livros e inadequada prática de estímulo educacional. (Muito bem. Formulou a tese)

Diante desse contexto, nota-se o desinteresse social na busca por conhecimento. A falta de discernimento contribui para a propagação de injustiças na sociedade, uma vez que cidadãos que desconhecem seus direitos se tornam suscetíveis a práticas injustas. Segundo o Pró-Livro, 53% dos brasileiros não leram nenhum livro no último ano. Esse baixo índice é agravado pelo excesso de informações na internet, onde o indivíduo é bombardeado por diversas notícias ao mesmo tempo, o que impede a análise do que foi consumido (Melhore a apresentação dessa discussão). Com efeito, a população torna-se rasa, reproduzindo informações vistas nas redes sociais sem ao menos se interessar na sua veracidade, o que atrofia o pensamento crítico, dificultando a luta por melhoras no bem-estar social.

(Boa estratégia coesiva) Nesse sentido, a ineficaz abordagem escolar da literatura contribui para esse desinteresse. A frase de C.S. Lewis, "ao ler me torno mil homens sem deixar de ser eu mesmo", que exemplifica a profundidade da leitura na vida humana, não é abordada nas escolas. No ambiente escolar, a literatura é vista como uma mera atividade realizada com o foco em ganhar nota. Essa abordagem torna o hábito de ler uma obrigação em vez de um deleite, provocando o afastamento por parte do aluno. (Reestruture a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é dever do Ministério da Educação (MEC), em parceria com as escolas, propor debates e clubes do livro que demonstrem qual é o verdadeiro valor de uma vida literária e qual seu impacto pessoal e social na construção de indivíduos mais conscientes, visando estimular os alunos na busca por conhecimento. Ademais, é de suma importância que as mídias e instituições sociais promovam campanhas acerca da importância de refletir sobre o conteúdo consumido, com o objetivo de estimular o senso crítico e o raciocínio autônomo. Dessa forma, a sociedade brasileira será formada por cidadãos conscientes, capazes de cobrar sua estrutura política por melhores condições de vida. (Proposta incompleta)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200