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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 05/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
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Inteligência Artificial
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Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
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Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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A Constituição de 1988, também conhecida como "Constituição Cidadã", tornou públicos os direitos e deveres básicos e inalienáveis a todo cidadão brasileiro. Em adição, a leitura possui uma parte essencial para o cumprimento da Carta Magna, pois é um hábito que traz conhecimento sobre o significado das informações contidas nesse documento, principalmente se a ação começa a ser incentivada na infância.

Em primeiro lugar, é necessário evidenciar o papel da leitura na educação das crianças sobre o conceito de cidadania, como devem cumprir seus deveres e como podem exigir seus direitos. Segundo Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo. Dessa forma, os livros são os maiores aliados para educar as próximas gerações de forma consciente e lúdica sobre sua participação na sociedade. (Reestruture e explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Além da importância na educação infantil, outro ponto em que a leitura ajuda a construir a cidadania é a consolidação de informações importantes em uma realidade que apresenta milhares de conteúdos passageiros. Na obra "Fahrenheit 451", livros são vistos como armas e proibidos na comunidade, porque levam ao pensamento crítico e a inalienação da população. De forma análoga à ficção, fica claro a necessidade da manutenção da prática da leitura e do raciocínio analítico na vida dos brasileiros, de forma a impedir a manipulação e a privação de direitos, como a igualdade perante a lei e a participação política.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em suma, visto o papel da leitura na construção da cidadania, é imprescindível uma atuação governamental que incentive a mesma. Diante disso, o Ministério da Educação deve tomar um papel mais ativo, por meio da criação de clubes do livro situados em bibliotecas públicas, com o objetivo de aumentar o consumo de obras literárias e assim diminuir a chance de alienação e o retrocesso em direitos já adquiridos. Para tal, é necessário um direcionamento de verbas para o marketing e a contratação de profissionais qualificados à liderança e execução do projeto, a fim de proporcionar um serviço de qualidade à população brasileira. Mediante essas ações concretas, será possível garantir uma sociedade mais adepta ao hábito da leitura. (Proposta completa)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200