[Sem título]
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 05/07/2025
A educação é a base para que todo indivíduo tenha oportunidade de vida que o integre como um ser social na busca pelos seus direitos e na consciência de seus deveres como cidadão. (Melhore a contextualização. Formule a tese. Parágrafo frasal)
A leitura desfaz todo e qualquer muro que exista entre a ignorância e o saber. A sua prática torna o homem detentor de uma valiosa arma: o conhecimento. Os livros de história tem muito a dizer sobre a construção da cidadania no Brasil. A Constituição Federal dispõe sobre os direitos e deveres do cidadão brasileiro.
Dessa forma, ler sobre o direito de ir e vir, sobre a liberdade religiosa, sobre o direito reservado a manifestação, sobre o direito a liberdade de expressão, sobre como tudo isso e muito mais foi alcançado ao longo da história do país é de suma importância na contrução da cidadania. Só assim é possível exigir das instituições governamentais melhorias seja na educação, transporte, laser, moradia, segurança e usufruir delas com autoridade. (Reetruture e melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) A leitura, portanto, abre caminhos para o saber e torna o indivíduo capaz de exercer o seu direito de exigir mudanças a favor de melhorias nas estruturas fundamentais do país, o que contribui para a construção da cidadania brasileira. (Não apresentou a proposta de intervenção. Parágrafo frasal)
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões de acordo com o texto. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 560 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
