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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 05/07/2025
Para o filósofo escocês David Hume, a principal característica que difere o ser humano dos outros animais é o poder de seu pensamento, habilidade que o permite ver aquilo que nunca foi visto e ouvir aquilo que nunca foi ouvido. Sob essa ótica, observe-se que a literatura representa a capacidade de transpor ideias no intelecto da população, de modo que seja possível contribuir com a formação do cidadão e, justamente, por ter um potencial cognitivo muito relevante. É prudente apontar, diante disso, que a importância da literatura na construção da cidadania, especialmente no Brasil- um país rico em expressões culturais.
Diante desse cenário, podemos relacionar com o filme "Central do Brasil" que aborda a vida de uma escritora que trabalha fazendo cartas para pessoas não alfabetizadas. Além disso, no decorrer da obra cinematográfica fica explícito que o analfabetismo é o principal fator para a falta de consumo literário no Brasil. Portanto, enquanto a população não ser estimulada para o aprendizado da leitura, não será possível lidar com a falta de consumo literário. (Reelabore)
Nesse contexto, é necessário dar destaque para a frase do cantor Bob Marley:"Um povo que não conhece a sua própria história, origem e cultura é como uma árvore sem raízes". (Parágrafo frasal)
Diante disso, podemos refletir sobre a importância da literatura e seu impacto positivo perante a população, pois os livros são fontes de conhecimento que se torna tão importante para nos conectarmos com nossa cultura, especialmente no Brasil que é tão rico culturalmente. A partir disso, devemos incentivar a leitura para formação do cidadão e evitar o apagamento de cultura.
Contudo, para que a literatura continue sendo um agente de necessidade e importância, é necessário que a população juntamente com órgãos governamentais se juntem e façam campanhas e projetos para incentivarem a alfabetização da população e também divulgar a literatura nacional para evitar o apagamento histórico. (Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas conforme a estrutura do texto. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 520 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
