[Sem título]

A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 05/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
NÃO SOLICITADO
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O filme" Escritores da Liberdade" narra a história de uma professora que, por meio da criação de um projeto de leitura na escola, acaba influenciando à mudança de perspectiva dos seus alunos e como esses lidam com as adversidades da vida. Análogo a isso, como evidenciado acima, o hábito da leitura pode desempenhar um papel importante na construção do pensamento crítico e viabiliza a formação de indivíduos com habilidades socioemocionais. Logo, torna-se imprescindível analisar, de forma aprofundada, as contribuições positivas dessa atividade cognitiva para o desenvolvimento da cidadania no Brasil. (Muito bem. Contextualizou o tema)

Diante desse cenário, a leitura favorece o desempenho da cidadania, pois estimula o pensamento crítico dos cidadãos. Nesse viés, segundo Aristóteles," A leitura é o caminho mais curto para o conhecimento". Acerca disso, infere- se, (Sem vírgula) que a fala do filósofo atribui certa relevância ao ato de ler, haja vista, (Sem vírgula) que tal prática exerce em sociedade o propósito de transmitir o conhecimento aos leitores, e esses em posse dessas informações podem por si próprios adotar pontos de vistas, convicções e opiniões sobre algo sem serem influenciados por outros. Essa conjuntura se torna essencial no âmbito social, porque uma nação dotada de senso crítico, (Sem vírgula) acaba se impondo frente a injustiças sociais e elege bons governantes. Dessa forma, tendo em vista que o ato de ler desenvolve o raciocínio crítico, o qual é fundamental para combater à alienação social, é inconcebível que o estado não incentive a população a ler.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a leitura fomenta a construção de habilidades socioemocionais importantes para a formação do indivíduo. Nesse sentido, conforme a escritora Virginia Woolf," Ler mudou, muda e continuará mudando o mundo". Em outras palavras, pode-se dizer que as pessoas que leem livros, textos e notícias tendem a se tornar pessoas mais empáticas, isso ocorre por conta de que essas narrativas apresentam personagens, cenários e fatos que fazem o sujeito a pensar de modo diferente e se colocar no lugar do próximo. Além disso, a leitura se transforma em um exercício de autocontrole emocional, tal habilidade possibilita que as pessoas possam se sobressair de momentos de tensão e estresse, sem precisar comprometer o seu estado emocional. Desse modo, a leitura pode instigar o comportamento resiliente, o qual é fundamental para convivência social. (Reestruture e explore de modo mais produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Em síntese, fica notório a participação relevante da leitura na construção de um copo social com maior autonomia cidadã. Portanto, cabe ao Ministério da Educação - órgão responsável por coordenar o ensino nas instituições educacionais - o dever de criar medidas públicas para estimular e tornar acessível o hábito da leitura em sociedade. Isso pode ser feito através da implementação de estantes comunitárias de livros, em mercados, escolas, hospitais e no ambiente de trabalho. Além disso, editoras que publicam obras literárias poderiam uma vez por ano realizar eventos literários em todo o país, que teriam como destaque, (Sem vírgula) promover o encontro de escritores e leitores e também propor uma "feira do livro", em que a venda de exemplares da literatura esteja abaixo do preço padrão de mercado. As ações impostas têm o intuito de reduzir os obstáculos que impedem o acesso da nação à leitura( ao conhecimento crítico). Só assim, haverá verdadeira emancipação social e os civis estarão aptos a exercer sua cidadania no Brasil. (Apresentou todos os elementos da proposta)

Dados correção tradicional

Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200