[Sem título]

A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 05/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conforme o filosofo Platão, em sua obra " A Republica", os indivíduos deveriam viver com sabedoria, o qual permitiria a contemplação da necessidade de todos. Contudo, a dificuldade de lidar com os hábitos de leitura no Brasil tem ido contra o raciocínio do antigo pensador, ja que situçãos deliberadas e imorais têm abalado a integridade de centenas de milhares de indivíduos. Dito isso, as questões culturais e a improficiencia das politicas educativas são pontos que valem ser mencionados.

Perante este cenário, é valido ressaltar, primeramente, os problemas relacionados as práticas de leitura refletem aos costumes da população em um certo periodo histórico. Sobre isso, o sociólogo Sergio Buarque de Holanda, no seu livro "Raízes do Brasil", relatou que o individuo se relacionam de acordo com a cultura ao seu redor. Nesse viés a expanção dos aparelhos tecnológicos, sendo intensificado desde o século passado, tem trazido novos arquétipos que revolucionaram as relações interpessoais e as premissas educativas, ja que o imediatismo e a liquidez da sociedade alteraram as perspectivas de coletividade e leitura. Esta circunstância e mostrada pela abundância de aplicativos vituais, como o "Instagram", e de aparelhos celulares, que desenvolveram costumes de leitura e relacionamentos superficiais correspondente a quantidade de informações por esses meios. Tal conexto indica por consecutivo quadro de caos social que precisa ser combatido. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, A falta de politicas sociais e educativas voltadas para a educação básica justifica as dificuldades, (Sem vírgula) relacionadas aos hábitos de leitura no Brasil. Isso ocorre porque, conforme o filósofo françês Pierre Bourdineu, os preconceitos e os contextos sociais estão associados com a manutencão dos valores da sociendade. Nessa visão a falta de bibliotecas públicas e escolares em diversas cidades e a falta de incentivo eduacional, como atividades didáticas e certificados pelos livros lidos, por exemplo, impendem a eferividade da leitura no território nacional. Não e de estranhar, portanto, que, alem do impeditivo cultural existente sobre órgãos públicos, a inexistêcia da matéria de Literatura no Ensino Médio seja um agravante para o densenvolvimeto da leitura, conforme o site G1 (Reveja essa informação)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, os desafios das práticas da leitura são desfios que precisam se minimizados. Asim os agentes promotoras do ensino socioeducativo (escolas), devem realizar açoes como paletras mostras cientifocas abertas para a sociedade, as quais tenham o objetivo, por meio de vídeos demosntrativos e teatros organizados por profissionais da educação, mostrar e esclarecer sobre a influencia de aparelhos tecnológicos na leitura eficaz e de orienar os cidadãos acerca da postura correta perante isso. Alèm do mais, o Estado, por meio de leis de incentivos econômicos as cidades, deve construir bibliotecas publicas e tornar obrigatoriedade o ensino a Liyeraura nos escolas, a fim de incentivar a leitura pelos cidadãos.

Dados correção tradicional

Abordagem tangencial do tema proposto. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 40 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 40 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     440
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200