Leitura como um mecanismo da alma.
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 05/07/2025
Dora, ex-professora do estado do Rio de Janeiro, atua como escritora de cartas para pessoas analfabetas, as quais só tinham esse meio de comunicação para seus familiares, infelizmente a protagonista não enviava esses documentos e acabava acumulando em sua residência milhares de correspondências para então se divertir com os diversos relatos dessas pessoas. Nesse sentido, a história então ficcional de um período de muita repressão-principalmente das milícias - parece não ser tão distante ao que é cotidiano. O brasileiro ainda não nota uma importância significativa em relação a leitura, visto que além de ser importante, contribui para com a cidadania no Brasil.
Primeiramente, a leitura é uma excelente ferramenta cognitiva, pois contribui com o aprendizado dos indivíduos. Dessa forma, antigamente o maior meio para persuadir uma população era pela comunicação oral, aqueles que detinham uma excelente oralidade conseguia controlar uma população para os seus interesses políticos e sociais, agora a leitura segundo o sociologo Derrick Kerhckove em sua obra "A Pele da Cultura", o sistema por meio de letras se tornou a chave para liberdade tendo em vista que muitas pessoas tiveram o acesso à tecnologia, e dela muito do que é procurado é facilmente achado e desmentido pelos veículos de mídia. Sendo assim, é necessário que haja um aperfeiçoamento na leitura para que nenhum cidadão seja manipulado como idealiza o autor. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, o desenvolvimento do Brasil esta dependendo de pessoas que se capacitem, pois notasse uma dispariedade em relação ao número de desempregos formais. Em alusão a essa ideia, a obra "O Lavrador", de Candido Portinari, demonstra um cidadão com mãos e pés gigantes aludindo o seu grande esforço no campo, mas sem perspectiva no futuro, mesmo com a abulição da escravatura de 1888, ainda assim muitos dos Brasileiros procuram trabalhos análogos a escravidão, pois não letrados só tiveram essa oportunidade. É importante através dessa ideia uma solução para que "o peso da caneta, seja o mais leve que o da inchada". (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o Brasileiro como cidadão necessita aprender e entender a importância da leitura, idependente da faixa etária. O Ministério da Educação irá prover para todos a leitura em diversos municípios, por meio de um micro-ônibus como antigamente contendo uma biblioteca, nele haverá livros para diferentes tipos de dificuldade, para que a leitura não seja algo que apenas fique para camadas mais externas da sociedade, assim muitos terão a oportunidade de ler e se desenvolver como cidadão, leitor e escritor para que se torne idependente sem que os outros os tratem como marionete, como na atuação de Fernanda Montinegro. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 720 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
