A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil - Corrige Aqui

A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 05/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
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O filme “Matilda” retrata o cotidiano de uma menina racionalmente avançada e isso é o resultado de sua paixão pelo hábito da leitura. Paralelamente, esse cenário se revela distante da realidade de milhares de crianças e cidadãos brasileiros, que ainda não entenderam a importância da leitura na construção de sua identidade como indivíduo e seus direitos e deveres como cidadão.Assim é necessário tratar das causas desse problema: O acesso fácil e exacerbado do uso de telas e o desinteresse do poder público em promover essa conscientização.

Em primeira análise, o avanço tecnológico facilitou a inércia da sociedade na busca por desenvolvimento pessoal,isso se deve ao grande estímulo que as redes sociais, e jogos cada vez mais aprimorados promovem no cérebro humano, causando uma descarga de dopamina,alimentando o vício por prazer imediato. (Parágrafo frasal)

No segundo plano, ainda que veladamente, nota-se o desinteresse do poder político, que a sociedade desenvolva autonomia intelectual,pois isso afeta diretamente seus interesses de manipulação de seus eleitores. (Parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Portanto,urge a necessidade de debater e encontrar formas efetivas de conscientizar os cidadãos brasileiros sobre a importância da leitura na formação de seu pensamento crítico . Cabe ao ministério da educação promover campanhas de estímulo à leitura e de conscientização de que o uso desenfreado dos aparelhos tecnológicos para meios de prazer, (Sem vírgula) são prejudiciais à sua evolução pessoal. Para atingir a maior parte da população, as campanhas devem ser veiculadas através do YouTube, rede Globo, SBT e Record, que são os canais de maior audiência brasileira. Assim será possível que as crianças brasileiras, assim como a Matilda, sejam capazes de reconhecer através do amplo conhecimento, todos os perigos que a vida lhes apresentar. (Proposta incompleta)

Dados correção tradicional

Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200