Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 840 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
O filme “Matilda” retrata o cotidiano de uma menina racionalmente avançada e isso é o resultado de sua paixão pelo hábito da leitura. Paralelamente, esse cenário se revela distante da realidade de milhares de crianças e cidadãos brasileiros, que ainda não entenderam a importância da leitura na construção de sua identidade como indivíduo e seus direitos e deveres como cidadão.Assim é necessário tratar das causas desse problema: O acesso fácil e exacerbado do uso de telas e o desinteresse do poder público em promover essa conscientização.
Em primeira análise, o avanço tecnológico facilitou a inércia da sociedade na busca por desenvolvimento pessoal,isso se deve ao grande estímulo que as redes sociais, e jogos cada vez mais aprimorados promovem no cérebro humano, causando uma descarga de dopamina,alimentando o vício por prazer imediato. (Parágrafo frasal)
No segundo plano, ainda que veladamente, nota-se o desinteresse do poder político, que a sociedade desenvolva autonomia intelectual,pois isso afeta diretamente seus interesses de manipulação de seus eleitores. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Portanto,urge a necessidade de debater e encontrar formas efetivas de conscientizar os cidadãos brasileiros sobre a importância da leitura na formação de seu pensamento crítico . Cabe ao ministério da educação promover campanhas de estímulo à leitura e de conscientização de que o uso desenfreado dos aparelhos tecnológicos para meios de prazer, (Sem vírgula) são prejudiciais à sua evolução pessoal. Para atingir a maior parte da população, as campanhas devem ser veiculadas através do YouTube, rede Globo, SBT e Record, que são os canais de maior audiência brasileira. Assim será possível que as crianças brasileiras, assim como a Matilda, sejam capazes de reconhecer através do amplo conhecimento, todos os perigos que a vida lhes apresentar. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 680 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |