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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 05/07/2025
Hodiernamente, presenciamos uma revolução tecnológica que afeta diretamente nosso dia a dia. A rapidez e a facilidade na difusão de informações, (Sem vírgula) deixa espaço para um grande bombardeio de informações que não permite tempo para distinguir o que se é fato ou fake. Dessa forma, é notória a importância da leitura e interpretação de temas que constroem um presente e um futuro para o país. (Melhore a contextualização do tema)
Primeiramente, cabe destacar a forma como se é difundida a informação atualmente. Notícias mundiais e regionais são rotineiramente repassadas com "click bait", uma forma de chamar a atenção do leitor com uma frase absurda, que - em sua maioria - é apenas uma meia verdade. É comprovado que pessoas com maior bagagem de conhecimento, distinguirá notícias verídicas de disseminações ilusórias. O estudo da História, bem como, (Sem vírgula) a leitura constante de livros, revistas e notas oficiais, concede a facilidade à construção intelectual contribuindo para tomada de decisões com embasamento. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, compete citar que de acordo com o PISA (Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes), em 2024, o Brasil ocupa a posição 52º em ranking internacional, uma média inferior a prevista pela OCDE (Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico) e considerada fraca para média global. Diante deste fato, comprova-se a necessidade de intensificar o incentivo a leitura para contribuir com o desenvolvimento particular e coletivo de cada cidadão. (Reestruture e melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, analisando as dificuldades do povo brasileiro com a leitura, cabe ao Ministério da Educação, por meio das Secretarias de Educação de todo país, promover nas escolas públicas, (Sem vírgula) oficinas e atividades, (Sem vírgula) para alunos e responsáveis de todas as idades, a fim de despertar o interesse de de todos à leitura, fazendo-os entender a importância e também possam disseminar aos demais familiares, assim todos podendo adquirir conhecimento e ter capacidade de distinguir a veracidade das notícias e contribuir para uma nação melhor. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Melhore o planejamento e apresentação das discussões. Cuidado com o tangenciamento. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 720 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
