Cidadãos que Leem, Nações que Crescem - Corrige Aqui
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 04/07/2025
Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência
Artificial para avaliar seu texto.
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inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a
avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não
podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações
fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer
decisão importante.
Competência
Nota
Observações
Competência 1
200
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2
160
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3
160
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
120
Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final
840
Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
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A leitura é mais do que um hábito: é um direito fundamental e uma ferramenta de emancipação. No contexto brasileiro, onde desafios sociais e educacionais persistem, o acesso pleno à leitura torna-se um alicerce essencial para o exercício da cidadania. Afinal, um cidadão consciente é, antes de tudo, um leitor crítico. (Muito bem. Contextualizou o tema)
Historicamente, o Brasil apresenta índices preocupantes de analfabetismo funcional. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma parcela significativa da população adulta tem dificuldades em compreender e interpretar textos simples. Isso compromete diretamente a capacidade dos indivíduos de entender seus direitos, participar de debates públicos e tomar decisões políticas informadas — elementos centrais da cidadania ativa.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a leitura amplia o repertório cultural, desenvolve o senso crítico e fortalece a empatia. Ao entrar em contato com diferentes realidades, o leitor se torna mais sensível às desigualdades sociais e mais engajado na transformação do país. Projetos como o “Leia para uma Criança”, do Itaú Social, mostram como políticas de incentivo à leitura podem mudar trajetórias e ampliar horizontes desde a infância.
(Boa estratégia coesiva) Contudo, a construção de uma sociedade leitora exige ações estruturais. Investimentos em bibliotecas públicas, formação continuada de professores e o fortalecimento do Plano Nacional do Livro e da Leitura são medidas urgentes. Além disso, é fundamental combater o elitismo intelectual, tornando o acesso à literatura mais democrático, inclusive por meio da valorização da literatura marginal e periférica.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a leitura não é um privilégio: é um pilar da cidadania. Promovê-la é garantir que cada brasileiro tenha voz, vez e consciência crítica para transformar sua realidade. Em um país onde o silêncio tem sido imposto por séculos, ler é um ato revolucionário.
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
200
Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em
prosa
160
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de
um ponto de vista
120
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação
200
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
120
Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.