Cidadãos que Leem, Nações que Crescem
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 04/07/2025
A leitura é mais do que um hábito: é um direito fundamental e uma ferramenta de emancipação. No contexto brasileiro, onde desafios sociais e educacionais persistem, o acesso pleno à leitura torna-se um alicerce essencial para o exercício da cidadania. Afinal, um cidadão consciente é, antes de tudo, um leitor crítico. (Muito bem. Contextualizou o tema)
Historicamente, o Brasil apresenta índices preocupantes de analfabetismo funcional. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma parcela significativa da população adulta tem dificuldades em compreender e interpretar textos simples. Isso compromete diretamente a capacidade dos indivíduos de entender seus direitos, participar de debates públicos e tomar decisões políticas informadas — elementos centrais da cidadania ativa.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a leitura amplia o repertório cultural, desenvolve o senso crítico e fortalece a empatia. Ao entrar em contato com diferentes realidades, o leitor se torna mais sensível às desigualdades sociais e mais engajado na transformação do país. Projetos como o “Leia para uma Criança”, do Itaú Social, mostram como políticas de incentivo à leitura podem mudar trajetórias e ampliar horizontes desde a infância.
(Boa estratégia coesiva) Contudo, a construção de uma sociedade leitora exige ações estruturais. Investimentos em bibliotecas públicas, formação continuada de professores e o fortalecimento do Plano Nacional do Livro e da Leitura são medidas urgentes. Além disso, é fundamental combater o elitismo intelectual, tornando o acesso à literatura mais democrático, inclusive por meio da valorização da literatura marginal e periférica.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a leitura não é um privilégio: é um pilar da cidadania. Promovê-la é garantir que cada brasileiro tenha voz, vez e consciência crítica para transformar sua realidade. Em um país onde o silêncio tem sido imposto por séculos, ler é um ato revolucionário.
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 800 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
