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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 04/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
NÃO SOLICITADO
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No filme ''Harry Potter e o Enigma do Príncipe'' é retratada a forma como a leitura mudou a vida de Harry, tornando-o um aluno melhor a partir do conhecimento adquirido através de livros. Fora da ficção, no Brasil, é notável a quantidade de pessoas que não leem, o que influencia diretamente em seus direitos como cidadãos ao entender o sistema político. Assim, fica evidente não só que isso é prejudicial para o conhecimento da população, mas também a necessidade de corrigir a falta de acessibilidade a livros.

Sob esse viés, é preciso atentar para a omissão estatal presente nessa problemática. Nessa perspectiva, o pensador Thomas Hobbes afirma que o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. Entretanto, isso não ocorre no Brasil, pois a falta de atuação das autoridades corrobora para a escassez de leitores no país, visto que o acesso a livros é inexistente para pessoas de baixa renda. Dessa forma, essas pessoas são excluídas da sociedade, uma vez que a vida profissional e pessoal dessas pessoas é afetada, impedindo-as de exercerem seus direitos como cidadãs. (Explore mais essa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Entretanto, o problema está longe de ser resolvido. A falta de acesso a bibliotecas públicas e sebos colabora para o agravamento da situação, haja visto que são espaços encontrados, na maioria das vezes, nos centros das cidades, o que exigiria um grande deslocamento para a população que não faz parte dos centros urbanos. Além disso, os livros têm preços exorbitantes, o que também impede que a sociedade tenha fácil acesso. (Reestruture essa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao Governo - órgão responsável por garantir os direitos da população -, em parceria com bibliotecas públicas, investir em projetos que tenham como objetivo o empréstimo de livros mensalmente para pessoas de baixa renda que moram em locais distantes. Dessa maneira, a população terá acesso ao conhecimento e poderá exercer seus diretos como cidadãos, e histórias como a do personagem Harry ficarão apenas na ficção.  (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Dados correção tradicional

As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200