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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 04/07/2025
No filme ''Harry Potter e o Enigma do Príncipe'' é retratada a forma como a leitura mudou a vida de Harry, tornando-o um aluno melhor a partir do conhecimento adquirido através de livros. Fora da ficção, no Brasil, é notável a quantidade de pessoas que não leem, o que influencia diretamente em seus direitos como cidadãos ao entender o sistema político. Assim, fica evidente não só que isso é prejudicial para o conhecimento da população, mas também a necessidade de corrigir a falta de acessibilidade a livros.
Sob esse viés, é preciso atentar para a omissão estatal presente nessa problemática. Nessa perspectiva, o pensador Thomas Hobbes afirma que o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. Entretanto, isso não ocorre no Brasil, pois a falta de atuação das autoridades corrobora para a escassez de leitores no país, visto que o acesso a livros é inexistente para pessoas de baixa renda. Dessa forma, essas pessoas são excluídas da sociedade, uma vez que a vida profissional e pessoal dessas pessoas é afetada, impedindo-as de exercerem seus direitos como cidadãs. (Explore mais essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Entretanto, o problema está longe de ser resolvido. A falta de acesso a bibliotecas públicas e sebos colabora para o agravamento da situação, haja visto que são espaços encontrados, na maioria das vezes, nos centros das cidades, o que exigiria um grande deslocamento para a população que não faz parte dos centros urbanos. Além disso, os livros têm preços exorbitantes, o que também impede que a sociedade tenha fácil acesso. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao Governo - órgão responsável por garantir os direitos da população -, em parceria com bibliotecas públicas, investir em projetos que tenham como objetivo o empréstimo de livros mensalmente para pessoas de baixa renda que moram em locais distantes. Dessa maneira, a população terá acesso ao conhecimento e poderá exercer seus diretos como cidadãos, e histórias como a do personagem Harry ficarão apenas na ficção. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 880 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
