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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 04/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
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Inteligência Artificial
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No século XXI, a leitura destaca-se como uma ferramenta de conhecimento e evolução social através de dados verídicos passados aos indivíduos. Porém, percebe-se que atualmente cidadãos não priorizam a leitura, visto que pessoas são inativas na vida política e social por escolha própria ou desigualdade social. Nesse sentido, cabe ao Estado a priorização da prerrogativa com o intuito de educar conscientemente a sociedade para melhorar a construção da cidadania. (Melhore a contextualização do tema)

Em primeira análise, o artigo 227, abordado na Constituição Federal de 1988, evidencia que é dever da sociedade, família e Estado garantir o direito a cultura e educação. Nesse contexto, o filósofo Francis Bacon afirma que a leitura faz ao homem completo, visando a importância da leitura como uma fonte conhecimentos.

(Boa estratégia coesiva) Sob este viés, a desigualdade social possui grande influência nesse panorama, já que comunidades carentes não priorizam parte da renda mensal no investimento de livros didáticos (Melhore a apresentação dessa discussão). Assim precarizando o valor da leitura, principalmente em regiões desvalorizadas.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para a formação de cidadãos mais ativos e conscientes, cabe a emissoras de televisão - setor responsável por grande influência - dedicar propagandas visando a importância da leitura na construção da cidadania no Brasil. Além disso, o Ministério da Saúde, (Sem vírgula) deve, através de políticas públicas, investir em instituições e organizações para a inclusão de todos no desenvolvimento da cidadania. (Proposta completa)

Dados correção tradicional

As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200