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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 04/07/2025
No século XXI, a leitura destaca-se como uma ferramenta de conhecimento e evolução social através de dados verídicos passados aos indivíduos. Porém, percebe-se que atualmente cidadãos não priorizam a leitura, visto que pessoas são inativas na vida política e social por escolha própria ou desigualdade social. Nesse sentido, cabe ao Estado a priorização da prerrogativa com o intuito de educar conscientemente a sociedade para melhorar a construção da cidadania. (Melhore a contextualização do tema)
Em primeira análise, o artigo 227, abordado na Constituição Federal de 1988, evidencia que é dever da sociedade, família e Estado garantir o direito a cultura e educação. Nesse contexto, o filósofo Francis Bacon afirma que a leitura faz ao homem completo, visando a importância da leitura como uma fonte conhecimentos.
(Boa estratégia coesiva) Sob este viés, a desigualdade social possui grande influência nesse panorama, já que comunidades carentes não priorizam parte da renda mensal no investimento de livros didáticos (Melhore a apresentação dessa discussão). Assim precarizando o valor da leitura, principalmente em regiões desvalorizadas.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para a formação de cidadãos mais ativos e conscientes, cabe a emissoras de televisão - setor responsável por grande influência - dedicar propagandas visando a importância da leitura na construção da cidadania no Brasil. Além disso, o Ministério da Saúde, (Sem vírgula) deve, através de políticas públicas, investir em instituições e organizações para a inclusão de todos no desenvolvimento da cidadania. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 840 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
