A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 04/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
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A participação ativa de um indivíduo na sua comunidade depende exclusivamente do conhecimento de seus direitos e deveres. No entanto, o Brasil mostra grave deficiência quando o assunto é o exercício da sua cidadania. Nesse sentido, a leitura torna-se essencial na conscientização de suas obrigações e garantias. Assim, a solução para este problema exige que se combata a desigualdade social e a omissão do Estado quanto ao estímulo do hábito de ler no desenvolvimento desse processo.

Em um primeiro momento, é necessário esclarecer que a dificuldade de acesso aos livros e a educação no Brasil, (Sem vírgula) representam o aumento progressivo de pessoas mal informadas, que simplesmente não conseguem discernir se existe coerência na mensagem recebida. O avanço cada vez mais rápido da tecnologia e o despreparo da população na utilização de conteúdos disponibilizados na internet, (Sem vírgula) demonstra a fragilidade dos brasileiros, visto que não conseguem perceber a manipulação por trás dessas informações. Diante deste cenário, conclui-se que o investimento em educação desde a primeira infância, escolas com boa infraestrutura e professores qualificados consiga superar essa carência de conhecimento.

Todos os seres humanos nasce livre, mas o Estado o aprisiona, uma vez que negligencia sua obrigação de assegurar a todos os brasileiros o direito á inclusão e mobilidade social. A situação se agrava, enquanto a comunidade não tem garantido o mínimo de renda mensal, dificultando um padrão de vida digno. Dessa forma, as famílias não conseguem destinar recursos financeiros na aquisição de livros para a educação, por que precisam priorizar outras necessidades que julgam ser mais importante que a leitura.

(Boa estratégia coesiva) Nesse viés, torna-se imperiosa a correção imediata por parte do Estado em debelar os erros causados por sua omissão e assegurar absoluta prioridade á educação e dignidade. Nessa ótica, o Governo Federal com intermédio dos Governos Estadual e Municipal deve promover políticas públicas que visem o engajamento social dos menos favorecidos, a aproximação das pessoas com os livros objetivando o desenvolvimento intelectual e aprimoramento do senso crítico, especialmente das comunidades carentes. (Proposta incompleta)

Dados correção tradicional

As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200