A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 04/07/2025
A participação ativa de um indivíduo na sua comunidade depende exclusivamente do conhecimento de seus direitos e deveres. No entanto, o Brasil mostra grave deficiência quando o assunto é o exercício da sua cidadania. Nesse sentido, a leitura torna-se essencial na conscientização de suas obrigações e garantias. Assim, a solução para este problema exige que se combata a desigualdade social e a omissão do Estado quanto ao estímulo do hábito de ler no desenvolvimento desse processo.
Em um primeiro momento, é necessário esclarecer que a dificuldade de acesso aos livros e a educação no Brasil, (Sem vírgula) representam o aumento progressivo de pessoas mal informadas, que simplesmente não conseguem discernir se existe coerência na mensagem recebida. O avanço cada vez mais rápido da tecnologia e o despreparo da população na utilização de conteúdos disponibilizados na internet, (Sem vírgula) demonstra a fragilidade dos brasileiros, visto que não conseguem perceber a manipulação por trás dessas informações. Diante deste cenário, conclui-se que o investimento em educação desde a primeira infância, escolas com boa infraestrutura e professores qualificados consiga superar essa carência de conhecimento.
Todos os seres humanos nasce livre, mas o Estado o aprisiona, uma vez que negligencia sua obrigação de assegurar a todos os brasileiros o direito á inclusão e mobilidade social. A situação se agrava, enquanto a comunidade não tem garantido o mínimo de renda mensal, dificultando um padrão de vida digno. Dessa forma, as famílias não conseguem destinar recursos financeiros na aquisição de livros para a educação, por que precisam priorizar outras necessidades que julgam ser mais importante que a leitura.
(Boa estratégia coesiva) Nesse viés, torna-se imperiosa a correção imediata por parte do Estado em debelar os erros causados por sua omissão e assegurar absoluta prioridade á educação e dignidade. Nessa ótica, o Governo Federal com intermédio dos Governos Estadual e Municipal deve promover políticas públicas que visem o engajamento social dos menos favorecidos, a aproximação das pessoas com os livros objetivando o desenvolvimento intelectual e aprimoramento do senso crítico, especialmente das comunidades carentes. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 720 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
