Desafios para combater o analfabetismo funcional no Brasil

A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 04/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
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Inteligência Artificial
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Em uma reportagem da "Band" foi introduzida uma entrevista sobre os impactos causados pela era digital,isto é, a possibilidade dos aparelhos digitais está ocasionando o analfabetismo funcional entre adolescentes e jovens.Certamente, a falta de controle das novas tecnologias tem colaborado para a ausência de livros físicos dentro da escola. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese com mais clareza)

Nesse sentido, é válido ressaltar que a ferramenta tecnológica é importante para os jovens,mas não pode ser idealizada como o melhor recurso de aprendizagem.Portanto, é necessário a presença de livros na vida cotidiana dos educandos.O filósofo Paulo Freire - (Sem traço) enfatiza que "Educar não é ensinar fórmulas matemáticas e regras gramaticais, mas tornar os cidadãos conscientes". (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Nesse cenário, o empresário Bill Gades - (Sem traço) enfatiza que "Os filhos terão computadores,sim,mas antes terão livros, pois sem livros, sem leitura,eles serão incapazes de escrever a própria história".Magda Soares,educadora, retrata em seu discurso que" O grande problema da sociedade brasileira é se preocupar somente com a quantidade de mesas e cadeiras e ficar faltando ensino e aprendizagem nas escolas". (Explore a discussão apresentada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, é preciso combater os desafios do analfabetismo funcional dentro da escola, investindo em políticas públicas, promovendo ,assim , projetos de conscientização e importância ao hábito de ler. (Não apresentou a proposta propriamente dita. Parágrafo frasal)

Dados correção tradicional

Delimite e explore mais as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200