Desafios para combater o analfabetismo funcional no Brasil
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 04/07/2025
Em uma reportagem da "Band" foi introduzida uma entrevista sobre os impactos causados pela era digital,isto é, a possibilidade dos aparelhos digitais está ocasionando o analfabetismo funcional entre adolescentes e jovens.Certamente, a falta de controle das novas tecnologias tem colaborado para a ausência de livros físicos dentro da escola. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese com mais clareza)
Nesse sentido, é válido ressaltar que a ferramenta tecnológica é importante para os jovens,mas não pode ser idealizada como o melhor recurso de aprendizagem.Portanto, é necessário a presença de livros na vida cotidiana dos educandos.O filósofo Paulo Freire - (Sem traço) enfatiza que "Educar não é ensinar fórmulas matemáticas e regras gramaticais, mas tornar os cidadãos conscientes". (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Nesse cenário, o empresário Bill Gades - (Sem traço) enfatiza que "Os filhos terão computadores,sim,mas antes terão livros, pois sem livros, sem leitura,eles serão incapazes de escrever a própria história".Magda Soares,educadora, retrata em seu discurso que" O grande problema da sociedade brasileira é se preocupar somente com a quantidade de mesas e cadeiras e ficar faltando ensino e aprendizagem nas escolas". (Explore a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, é preciso combater os desafios do analfabetismo funcional dentro da escola, investindo em políticas públicas, promovendo ,assim , projetos de conscientização e importância ao hábito de ler. (Não apresentou a proposta propriamente dita. Parágrafo frasal)
Dados correção tradicional
Delimite e explore mais as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 680 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
