[Sem título]
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 04/07/2025
Durante a Segunda Guerra Mundial, na Alemanha nazista, como forma de controle ideológico e de apagamento social de grupos subversivos, era comum que o governo queimasse livros julgados por ele como "imorais". Nesse sentido, percebe-se que a leitura tem papel fundamental no desenvolvimento de uma nação, pois é o conhecimento, ou a falta dele, que molda o futuro da sociedade. Entretanto, a desigualdade social e a falta de julgamento crítico dos indivíduos impedem a plena construção da cidadania. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro plano, o hábito de leitura quando incentivado, principalmente, desde a infância, tem um grande poder no desenvolvimento cognitivo, no vocabulário, no raciocínio e na empatia, devido ao contato com diferentes realidades, do ser humano. No entanto, o difícil acesso aos livros pelas camadas menos favorecidas, causado pelo alto custo desses itens e pela falta de incentivo do governo, contribui para a formação de um cidadão cada vez menos consciente da sua realidade, alheio aos seus reais direitos e deveres e incapaz de lutar por eles. Desse modo, a ignorância é perpetuada, uma vez que o acesso a leitura é restringido e isso afeta diretamente o pensamento crítico da população.
(Boa estratégia coesiva) Sob esse viés, a construção do senso crítico tem origem principal no hábito de leitura individual. Sendo assim, em meio a um mundo repleto de informações gerado pelo compartilhamento incessante de opiniões na internet e do desenvolvimento das inteligências artificiais, é ainda mais importante que a população consiga discernir entre o certo e o errado, a verdade e a mentira, e tal capacidade crítica surge por meio da leitura e do raciocínio de cada um. Isso, por sua vez, colabora para a criação de cidadãos independentes, capazes de combater a alienação promovida por grupos e instituições que desejam manipulá-los, como ocorreu durante o nazismo.
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, a necessidade de se combater a desigualdade social e promover o julgamento crítico da população, a fim de assegurar a cidadania para todos igualmente. Para isso, urge que o Estado, cuja função principal é o garantir o bem-estar da nação, invista na educação e na assistência da população mais carente, através da construção de bibliotecas públicas e de projetos sociais que busquem eliminar a desigualdade em todas as cidades, com o intuito de garantir uma melhor qualidade de vida e acesso ao conhecimento à população no geral. Além disso, é fundamental que o governo conscientize o povo a respeito da importância dos livros para o desenvolvimento da mente individual e coletiva das pessoas. Afinal, é a partir da leitura que a democracia poderá ser exercida plenamente por todos os cidadãos. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 960 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
