A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil. - Corrige Aqui

A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 04/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
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No contexto vigente, o abandono da leitura tem afetado cada vez mais a sociedade, fato que tem atrapalhado o desenvolvimento coerente da nação. Isso se deve ao crescimento do uso das telas, ao afastamento do hábito da leitura e a falta da prática escrita. Diante disso, torna-se necessária a adoção de medidas eficazes que promovam a superação desse impasse.

Acerca desse contexto, vale ressaltar que a débil ação do poder público possuí íntima relação com o revés. Isso ocorre porque o Estado, ao não garantir uma educação básica de qualidade e acessível a todos, deixa de cumprir seu papel social previsto na Constituição Federal e dificulta o acesso à leitura, elemento essencial na formação de indivíduos críticos e participativos na sociedade. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é Pertinente analisar a banalização da problemática em análise como fator agravante, visto que temas como leitura, análise, compreensão e interpretação não são tão abordados nas famílias, e o uso das telas ao invés de textos são amplamente usados como modo de distração (Reestruture essa discussão). Esse descaso afeta pessoas de todas as idades, mas é entre os mais jovens que seus efeitos se tornam mais intensos. A falta de estímulo à leitura compromete o desenvolvimento do raciocínio, da alfabetização, da consciência fonológica e da capacidade de realizar análises criteriosas. Com o tempo, esse desleixo pode se transformar em um problema ainda mais grave e difícil de ser solucionado.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, se faz necessário que não só o segmento público, mas também as famílias Brasileiras se empenhem na introdução da leitura, por meio de clubes de livros, eventos gratuitos e mais acessibilidade, usando políticas públicas estruturais e eficazes que combatam as causas do problema. Dessa forma, será possível construir uma socidade com indivíduos mais lógicos e capazes. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Dados correção tradicional

As discussões precisam ser reestruturadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200