Biblioteca para todos
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 04/07/2025
Na época do Brasil colonial, a família real portuguesa foi transferida para Brasil e trouxeram, junto, a construção da primeira biblioteca nacional e, desde então, mais locais semelhantes foram criados. Entretanto, não é o suficiente, visto que nas comunidades mais carentes ainda é difícil encontrar os livros disponíveis para leitura, algo importantíssimo para o pleno exercício da cidadania dos indivíduos. Com base nesse contexto, percebe-se o estado socioeconômico e a desvalorização da leitura como forma de adquirir o conhecimento como dois principais motivos para a existência desse problema. (Muito bem. Formulou a tese)
Diante desse cenário, é importante entender a condição financeira como um dos entraves para a população cumprir seus deveres como cidadão. Isso acontece porque, como é notável na vida cotidiana, as pessoas, principalmente as mais carentes de bens capitais, são obrigadas a priorizar a aquisição dos artigos vitais para sobrevivência, como alimentação e moradia, ou seja, resta pouco investimento para áreas como educação e cultura, ambas áreas essenciais para a população ganhar os conhecimentos e o senso crítico necessários. Como resultado, a população não é capaz de exercer seus deveres como cidadão com perfeição, atrasando o progresso de todo o país. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, convém mencionar que há uma desvalorização da leitura nos dias atuais. Tais questões ocorre pois, com o desenvolvimento da tecnologia, a população é influenciado a consumir mais as mídias pelo dispositivio eletrônico do que ler, por exemplo, um livro. Contudo, também são propensos a serem levados a visualizar informações falsas e maléficas, por causa da grande quantidade de conteúdos não regulados na internet. Nessa perspectiva, nota-se a veracidade na fala do Albert Eintein: "Tornou se aterradoramento claro que a nossa tecnologia ultrapassou a nossa humanidade". Dessa forma, os jovens não conseguem aprender das fontes corretas e acabam com a próprio senso crítico através desse consumo danoso de mídias manipuladoras.  (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é evidente a necessidade de incentivar a leitura de livros clássicos. Para isso, o Ministério da Educação - responsável pela qualidade de ensino dos jovens e adultos -, em parceria com Correio, distribuirem livros para as pessoas gratuitamente, por meio de entregas das cópias físicas e PDFs para as famílias interessadas, com fito de espalhar os conhecimentos que as obras podem oferecer. Assim, pode-se dar a todos, incluindo os menos favorecidos, uma chance de transformar a sociedade para melhor. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 840 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
