Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
A Constituição de 1988 define garantir o direito a educação (Melhore a construção de sentido), porém barreiras para melhor implementação desse ideal é agravante no Brasil. A melhor formação da leitura permitiria que os indivíduos colaborassem ativamente na sociedade e compreendessem seus direitos. (Melhore a contextualização e formule a tese)
A cidadania da participação do indivíduo na vida política e social dentro de uma comunidade, sendo capaz de entender o meio que o cerca. Em um mundo contemporâneo digital, a desinformação somado ao uso frequente de aparelhos elétricos é, (Sem vírgula) um impecilho para a consolidação de leitores arduos, estando expostos a graves delitos digitais e distorção da realidade. A habilidade de leitura permite que as pessoas possam interpretar textos e identificar se é verossimel, possibilitando melhor noção sobre país. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o reconhecimento sobre o direito de todos é um componente para a formação da cidadania. No filme "Matilda", (Sem vírgula) retrata uma menina que por meio dos livros conseguiu obter uma inteligência acima da média e lutou pelo seu direito contra uma diretora tirânica, tal exemplo ilustra como o hábito de ler é valioso para busca por direitos iguais, pois tal ação fornece informações inovadoras e fortifica a composição intelectual. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, ações para solucionar as problematicas citadas devem ser efetuadas. Os órgãos educacionais realizarem o projeto o projeto “Ler é saber”, com o objetivo de expor livros como uma forma de estigar a curiosidade dos alunos sobre a leitura. O Estado, (Sem vírgula) realizar o projeto público “Doe imaginação, não doe mentiras” com o objetivo de proporcionar livros para as comunidades mais carentes que não possuem recursos. Realizando tais ações, a cidadania no Brasil será fortificada. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
Reestruture e explore as discussões com clareza. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 680 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |