A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 03/07/2025
"A leitura engrandece a alma." Essa frase do filósofo iluminista Voltaire mostra o poder transformador ao qual o ser humano se submete ao ler um livro, um artigo, uma notícia. A prática da leitura significa entretenimento, aprendizado e formação do cidadão. No Brasil, a queda do número de leitores, (Sem vírgula) atribui- se a falta de estímulo à leitura desde a infância e a ineficiência do poder público na formação dos brasileiros.
Diante desse cenário, diversos são os fatores que afastam o cidadão desse aprendizado. A falta de incentivo na idade escolar, o custo dos livros, as redes sociais e várias outras formas de entretenimento afastam as crianças e jovens desse hábito (Precisa desenvolver ao menos uma discussão). Incentivar o indivíduo à leitura fortalece a capacidade argumentativa, fazendo com que ele seja estimulado à sua participação social compreendendo seus direitos e deveres e conscientizando-o a partilhar ativamente nas decisões políticas e sociais do país.
(Boa estratégia coesiva) Ademais,sabemos que para incentivar a prática da leitura é necessário que o poder público entre em ação com políticas públicas para que isso ocorra. Em 2024, a 6a. edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, (Sem vírgula) aponta que nos últimos quatro anos houve uma redução de 6,7 milhões de leitores no país. Essa informação, associada ao fato de que em 2023 o censo escolar apresentou o percentual de 47,5% de escolas sem biblioteca a disposição dos alunos, mostra a ineficácia do governo em estimular a leitura entre os estudantes. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, conclui-se que a leitura é uma ferramenta poderosa para estruturar a cidadania do povo brasileiro pois promove o pensamento crítico, ampliando horizontes e estimulando a empatia. Nesse sentido é de extrema urgência que, por meio de uma parceria entre o Ministério da economia (ME) e o Ministério da Educação e Cultura (MEC), por intermédio de liberação de verbas para erguer novas unidades de bibliotecas em todas as escolas do país com ambientes para leitura e pesquisas gratuitos devem acontecer. Assim como estimular iniciativas educacionais desenvolvendo manifestações culturais nas escolas,como por exemplo encenações das histórias da literatura e debates acerca das experiências vividas por cada aluno em suas leituras. Enfim, é extremamente necessário dar ao hábito da leitura sua devida importância na formação do cidadão brasileiro. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 760 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
