No livro "A Menina que Roubava Livros", é descrito a história de uma garota que amava ler, porém não tinha livros, então os roubava. Assim como na ficção, os cidadãos brasileiros deveriam possuir o desejo de ler, visto que, (Sem vírgula) a leitura é um importante fator, tanto para o conhecimento, quanto para o pensamento crítico do indivíduo. (Formule a tese)
Diante do cenário exposto, infere-se que o ato de ler é um agente significativo para a sabedoria, que, por sua vez, é essencial para a cidadania. Portanto, a falta de leitura em meio aos cidadãos, (Sem vírgula) é prejudicial à aprendizagem. De modo concordante, Aristóteles - filósofo grego -, diz que "A leitura é o caminho mais curto para o conhecimento". Dado isso, o incentivo à leitura é indispensável para o bem-estar social e para uma sociedade mais informada. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Sob outra ótica, ler livros é crucial para o desenvolvimento do pensamento cognitivo. De acordo com Paulo Francis, "quem não lê não pensa, e quem não pensa será para sempre um servo". Em vista disso, a carência da leitura corrobora para a desinformação e a ignorância do indivíduo, além de obstruir o sujeito de ter uma concepção crítica sobre problemas sociais. Logo o estímulo à leitura é essencial para um corpo social consciente
(Boa estratégia coesiva) Em suma, conclui-se que a leitura na construção da cidadania no Brasil é de grande importância, pois está ligada ao conhecimento e à concepção de cada indivíduo. Diante disso, cabe ao Governo Federal - instância máxima responsável pela ordem social -, em parceria com o Ministério da Educação e da Cultura (MEC), desenvolver campanhas que incentivem a população à leitura, além de investir financeiramente na promoção de escritores. Por fim, tais ações visam dar mais visibilidade à importância dos livros para o povo brasileiro. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 920 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |