Psi: a importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 03/07/2025
Na obra "Ensaio Sobre a Cegueira", do escritor português José Samargo, o autor utiliza o termo "Cegueira Branca", para referir-se à nação que finge que não enxergar os problemas presentes em seu meio social. Assim como na obra, observa-se que na realidade contemporânea a leitura é essencial, uma vez que, (Sem vírgula) é importante para a construção da cidadania no Brasil. Logo, a fim de valorizar esse benefício, hão de ser analisados os principais intensificadores da temática em questão: banalização social e a desigualdade educacional. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Sob uma primeira análise, é imprescindível destacar que a falta de destaque sobre o assunto, (Sem vírgula) possui relação com o revés, visto que dificulta a cidadania no Brasil. A respeito disso, cabe citar que, segundo o filósofo francês, Jean-Paul Sartre, em sua obra "O Ser e o Nada", afirma que existe um conceito conhecido como "Acomodação Social ", segundo o qual há alguns termos banidos e silenciados da discussão coletiva. Conforme o autor argumenta, é evidente que a leitura no Brasil não é algo realmente valorizado, o que gera consequências significativas, tais como: a dificuldade de uma sociedade igualitária bem como o exercício da cidadania. Por conseguinte, enquanto esse impasse for a realidade da nação, a população será obrigada a conviver com a ausência de uma sociedade equitativa.
(Boa estratégia coesiva) Ressalta-se, ademais, que a desigualdade educacional é outro fator que contribui para a intensificação ausência da valorização da leitura no Brasil. Nesse contexto, conforme o diretor João Jardim em seu documentário "Pro Dia Nascer Feliz", é retratada a desigualdade educacional na sociedade, evidenciando como fatores sociais e regionais interferem diretamente na qualidade do ensino e nas oportunidades dos estudantes. Sob esse viés, a crítica do diretor se confirma na realidade brasileira, especialmente no que se concerne a importância da leitura para garantir a cidadania, a exemplo da: ausência de oportunidades igualitárias gerando o desprezo de tal aprendizado. Desse modo, se a desigualdade educacional permanecer na sociedade, a população ainda será afetada com a ausência de uma cidadania digna.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, torna-se claro perceber a importância da valorização da leitura no Brasil. Para isso, as escolas, responsáveis pela transformação social, devem ampliar a prática da leitura nas escolas, por meio de projetos e atividades extras, a fim de valorizar tal benefício. Paralelamente, a mídia, (Sem vírgula) precisa divulgar e informar a população, por intermédio de campanhas nas redes sociais, para haver uma maior integridade e conhecimento social sobre o assunto. Por fim, uma sociedade próxima do que é citado por José Samargo, não mais existirá. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 920 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
