A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 03/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As mudanças que ocorreram entre o século XVI e XXI foram significativas para a sociedade. Entretanto, parte da população não teve acesso à literatura. Portanto, isso ocorre devido a desigualdade e também a omissão do estado. (Melhore a contextualização do tema)

Diante disso, é necessário entender que a literatura é muito importante para o desenvolvimento social do indivíduo, mas o desequilíbrio social impossibilita este acontecimento . Em vista disso, a desigualdade está interligada, visto que o artigo 227 da constituição garante o direito a cultura e a educação para a sociedade, contudo a baixa renda familiar dos brasileiros dificulta o acesso à cultura. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a omissão do estado acaba invisibilizando a importância literaria. No anime "One Piece", a omissão do governo mundial acaba priorizando a elite daquele mundo, fazendo com que a maior parte da população sofra por diversas causas, incluindo a ausência da história do passado. Portanto, é necessário que o estado brasileiro aja incentivando na educação do Brasil.

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, a importância da literatura na construção da cidadania brasileira mostra que é importante  (Ficou estranho. Reformule) o governo, junto do ministério da educação, crie mais salas de leituras para as crianças nas escolas. Além disso, incentivar a população brasileira criando palestras, eventos para além disso adquirir-se mais conhecimento. (Não apresentou a proposta propriamente dita) 

Dados correção tradicional

As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200