A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 03/07/2025
As mudanças que ocorreram entre o século XVI e XXI foram significativas para a sociedade. Entretanto, parte da população não teve acesso à literatura. Portanto, isso ocorre devido a desigualdade e também a omissão do estado. (Melhore a contextualização do tema)
Diante disso, é necessário entender que a literatura é muito importante para o desenvolvimento social do indivíduo, mas o desequilíbrio social impossibilita este acontecimento . Em vista disso, a desigualdade está interligada, visto que o artigo 227 da constituição garante o direito a cultura e a educação para a sociedade, contudo a baixa renda familiar dos brasileiros dificulta o acesso à cultura. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a omissão do estado acaba invisibilizando a importância literaria. No anime "One Piece", a omissão do governo mundial acaba priorizando a elite daquele mundo, fazendo com que a maior parte da população sofra por diversas causas, incluindo a ausência da história do passado. Portanto, é necessário que o estado brasileiro aja incentivando na educação do Brasil.
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, a importância da literatura na construção da cidadania brasileira mostra que é importante  (Ficou estranho. Reformule) o governo, junto do ministério da educação, crie mais salas de leituras para as crianças nas escolas. Além disso, incentivar a população brasileira criando palestras, eventos para além disso adquirir-se mais conhecimento. (Não apresentou a proposta propriamente dita) 
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 720 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
