A importancia da leitura na construção da cidadania no Brasil.
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 03/07/2025
Decerto, (Sem vírgula) que, nos últimos tempos, os jovens têm perdido o interesse em leituras didáticas de importante sobre o presente e o que acontece ao redor do mundo.
No entanto, com o avanço da tecnologia e da IA (Desenvolva a sigla), os jovens têm buscado outros meios de lazer, e cada vez mais os livros vêm sendo esquecidos. Acontece que, (Sem vírgula) a leitura é algo fundamental para o desenvolvimento dos cidadãos, e conhecimento de todos, é relevante falar também que usar IA diariamente para, para tudo o que for fazer, pode trazer grandes problemas de saúde e transtornos mentais, dificultando também o sono e o cotidiano da pessoa. O uso exagerado do celular em sala de aula vem trazendo resultados negativos do desempenho dos alunos de redes públicas e privadas, outra grande consequencia desse mal uso, é as relações afetivas que são afetadas por esse vício, gerando o afastamento uns dos outros, devido a falta de comunicação.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a representividade desses temas em escolas e salas de aulas são essenciais para trazer a importancia do debate do cenario atual. A escola exerce papel fundamental para a formação dos jovens, por isso deve trazer diálogos para relembrar que a leitura no período atual, (Sem vírgula) é a melhor forma para desenvolver um bom intelectual. È bom trazer tambem a importacia do bom convivio entre a populaçao, decerto nao ha nada melhor do que conversar cara a cara.
Dados correção tradicional
Melhore o planejamento textual e a apresentação das ideias. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 520 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
