[Sem título]

A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Enviada em: 03/07/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O estímulo a leitura é uma importante ferramenta para promover transformações sociais, promovendo a participação social na sociedade. Assim, a leitura contribuí para a formação do pensamento crítico e da participar cidadã, no que se diz respeito ao conhecimento dos direitos e deveres.

Em primeira análise, observa-se que a formação do senso crítico está diretamente ligado com o hábito da leitura. Segundo Voltaire, a leitura tem o poder de engrandecer a alma. Nesse sentido, esse engrandecimento pode ser observado na criação do senso crítico, visto que a interpretação de diferentes textos da acesso a diferentes realidades e estimula o pensamento acerca delas. Portanto, é necessário a criação de estímulos para a leitura, principalmente durante a infância.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, verifica-se que a participação cidadã é um reflexo do hábito da leitura. Com isso, segundo a revista Educação Pública, a leitura é uma prática social, que corrobora na produção do conhecimento, por ampliar as potencialidades da pesquisa e reflexão. Nesse viés, essa ampliação pode ser observada na sociedade atual, sendo manifestada principalmente nos movimentos sociais, engajados pelas questões sociais e políticas. (Desenvolva mais a discussão) Então, torna-se indiscutível a ampliação de espaços para debates acerca da leitura e suas potencialidades.

(Boa estratégia coesiva) Em suma, a leitura contribuí para o estímulo do pensamento crítico e formação da participação cidadã. Diante disso, cabe ao governo, órgão responsável por regrar e organizar a sociedade, a criação de políticas que estimulem a leitura desde a infância e a criação de espaços para o Dante acerca das potencialidades da leitura, por meio do Ministério Da Educação, a fim de contribuir para a formação de uma leitura cada vez mais presente no cotidiano da população. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200