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A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 03/07/2025
O estímulo a leitura é uma importante ferramenta para promover transformações sociais, promovendo a participação social na sociedade. Assim, a leitura contribuí para a formação do pensamento crítico e da participar cidadã, no que se diz respeito ao conhecimento dos direitos e deveres.
Em primeira análise, observa-se que a formação do senso crítico está diretamente ligado com o hábito da leitura. Segundo Voltaire, a leitura tem o poder de engrandecer a alma. Nesse sentido, esse engrandecimento pode ser observado na criação do senso crítico, visto que a interpretação de diferentes textos da acesso a diferentes realidades e estimula o pensamento acerca delas. Portanto, é necessário a criação de estímulos para a leitura, principalmente durante a infância.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, verifica-se que a participação cidadã é um reflexo do hábito da leitura. Com isso, segundo a revista Educação Pública, a leitura é uma prática social, que corrobora na produção do conhecimento, por ampliar as potencialidades da pesquisa e reflexão. Nesse viés, essa ampliação pode ser observada na sociedade atual, sendo manifestada principalmente nos movimentos sociais, engajados pelas questões sociais e políticas. (Desenvolva mais a discussão) Então, torna-se indiscutível a ampliação de espaços para debates acerca da leitura e suas potencialidades.
(Boa estratégia coesiva) Em suma, a leitura contribuí para o estímulo do pensamento crítico e formação da participação cidadã. Diante disso, cabe ao governo, órgão responsável por regrar e organizar a sociedade, a criação de políticas que estimulem a leitura desde a infância e a criação de espaços para o Dante acerca das potencialidades da leitura, por meio do Ministério Da Educação, a fim de contribuir para a formação de uma leitura cada vez mais presente no cotidiano da população. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 880 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
